Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Policiais civis tocantinenses foram homenageados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO), na última quinta-feira, 17, pelo cumprimento da prisão do responsável por assassinar a tiros dois advogados em Goiânia. Os executores do crime foram encontrados em Porto Nacional. A condecoração “Amicus Advocatus” reconheceu também outros profissionais das forças de segurança pública.

O agente de polícia Lincon R. de F., um dos homenageados, explica a importância do reconhecimento para valorização do profissional. “A sensação é muito boa. Neste mundo policial não somos frequentemente homenageados e o trabalho da Polícia Civil é discreto, então é uma forma também da população conhecê-lo, estou lisonjeado e logo advindo da OAB-TO, uma instituição muito reconhecida no nosso Estado”, comenta Lincon.

O profissional ainda aproveitou para destacar a importância do seu cargo para o desfecho das investigações. “O Agente de Polícia é percursor da investigação criminal, passando por ele a coleta inicial de provas, diligências, relatórios, análises de dados e vínculos; trabalho este que fomenta as representações criminais, possibilitando assim qualificar autores de crimes, traçando suas condutas, com o escopo da condenação criminal, sendo que a função exercida pelo Agente de Polícia é basilar à persecução penal”, finaliza.

A presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO), Suzi Francisca, parabeniza os colegas pelo desempenho nas investigações. “Esse reconhecimento só reafirma o quanto a nossa Polícia Civil é importante. Parabenizo os colegas pela garra e determinação no cumprimento da sua missão constitucional, essa homenagem foi mais do que merecida”, afirma Suzi Francisca.  

Os homenageados são: Lincon R. de F., Marcos R., Adenilson C., Joan T., Elizomar F., Alexandre T., Atilas C.