Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com a Carta de Serviços incorporada ao novo Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam), os usuários dos serviços do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) têm acesso às informações sobre cada serviço oferecido pelo órgão e podem realizar o agendamento do atendimento presencial, com registro via internet.  

Os usuários precisam realizar seu cadastro no Sigam, pois a partir do próximo dia 15 de janeiro de 2021 será necessário o agendamento no sistema para atendimento presencial no Naturatins, que só é possível registrar após a validação do cadastro do usuário. Até o momento o Sigam já possui 285 usuários cadastrados.

No último dia 15, o sistema entrou em operação consolidando mais uma etapa do processo de modernização da gestão ambiental do Governo do Tocantins. No primeiro acesso ao Sigam, o usuário precisa realizar o seu cadastro, registrar login, senha de acesso e aguardar até dois dias úteis pela validação dos dados informados. Depois de validado o cadastro, o interessado pode realizar o acesso ao sistema com seus dados na área de agendamento do atendimento presencial no Instituto.

“Vale ressaltar que, a partir do dia 15 de janeiro, o agendamento no Sigam será necessário para atendimento presencial no Naturatins. O sistema vai nos permitir manter o controle do fluxo de pessoas no órgão e evitar aglomerações. Os usuários, por sua vez, terão orientação dos documentos necessários para seu atendimento, vão evitar filas e a longa espera por seu atendimento” destaca Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

“A Carta de Serviços do Naturatins incorporado ao Portal do Cidadão oferece suporte ao usuário que precisa de orientação sobre os serviços disponíveis no órgão através do Sigam. Na página do Instituto a população passou a ter acesso fácil ao Sigam, à Carta de Serviços e aos tutoriais que mostram o passo a passo do cadastro de usuário e do agendamento do atendimento presencial, em vídeos de menos de dois minutos”, afirma Ana Angélica Bosque, secretária-geral da Pasta.

“Com o sistema Sigam o atendimento, a formalização de atos e processos ganha um curso automático. Em 2021, com a incorporação de todos os serviços no sistema, o Naturatins passa a gerenciar seus procedimentos, em ambiente 100% digital”, conclui a secretária-geral.

Carta de Serviços

Para consultar a Carta de Serviços do Naturatins ou o Sigam, o interessado pode clicar sobre o banner correspondente, disponível no lado direito da tela no endereço http://naturatins.to.gov.br/. Na página principal do site também estão disponíveis, os banners de acesso à apresentação do Sigam e aos tutoriais do cadastro e agendamento do atendimento presencial, em vídeos de menos de dois minutos.

Em 2020, o Governo do Tocantins realizou investimentos estratégicos na modernização do gerenciamento ambiental do Estado. No Naturatins foram realizados investimentos em recursos tecnológicos, aparelhamento, qualificação técnica, além da consolidação de cooperações técnicas e parcerias na execução de ações conjuntas e integradas dos serviços ambientais do Estado.

Capacitações

Em dezembro, o Naturatins ofereceu capacitação sobre o uso do Sigam aos servidores dos escritórios regionais do Instituto, das unidades de conservação, além da sede do órgão em Palmas. Nessa etapa, mais de 100 técnicos receberam o treinamento, além dos consultores que também puderam acompanhar a transmissão da apresentação do novo sistema via internet e as orientações dos tutoriais.