Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) tem investido na conscientização e sensibilização sobre a responsabilidade ambiental do cidadão, por meio de programas como o ‘MudaClima’ e a doação de mudas para recuperação da flora nativa da Capital, com a participação direta do cidadão.

As doações são limitadas a cinco mudas por cadastro urbano (pessoa física) e dez mudas para cadastro rural e pessoa jurídica. Também é importante destacar que as espécies autorizadas para doação são de árvores frutíferas, típicas do cerrado e o contribuinte já opta pela espécie pretendida durante o cadastro, conforme relação disponibilizada pela Fundação.

O cadastro é realizado mediante apresentação de documentos pessoais (pessoa física PF) ou do CNPJ (pessoa jurídica - PJ) e pode ser feito na sede da própria FMA, no mesmo prédio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), localizado na Arso 42 (405 Sul), Avenida LO-09, Lote 03 - Avenida do antigo aeroporto.

Depois de efetivado o cadastro, as mudas serão retiradas no Horto Florestal (Viveiro Municipal), mediante apresentação da ficha de autorização emitida pela Fundação de Meio de Ambiente de Palmas. Uma nova adoção só poderá ser realizada com intervalo de três meses. A Fundação concede ainda orientação técnica para o plantio adequado.

Espécies disponíveis para doação

Jasmim Murta, Oiti, Jucá, Pau Ferro, Açaí, Acerola, Ata, Amora, Angico de Rondônia, Buriti, Cupuaçu, Jenipapo.