Nesta segunda-feira, 11, o Boletim Epidemiológico Nº 298 registra 73 casos novos da Covid-19, sendo 37 mulheres e 36 homens. Dos novos casos, todos os pacientes cumprem isolamento domiciliar.
A edição aponta ainda que 55 pessoas, com resultados positivos para o vírus e já recuperadas, receberam alta domiciliar nesta segunda, na Capital. Até o momento, a cidade conta com 20.022 pacientes que conseguiram vencer o vírus e se recuperaram da doença.
Situação atual
A Vigilância Epidemiológica de Palmas informa que após 301 dias de resposta, até às 9 horas do dia 11 de janeiro de 2021, totaliza 98.287 notificações para síndrome gripal (SG), onde estão incluídos também os casos suspeitos para Covid-19. Destes, 40.669 descartados e 22.419 casos confirmados (números acumulados) para a doença.
A Capital conta atualmente com 223 mortes causadas por complicações em decorrência do novo coronavírus.
Internações
A taxa de ocupação hospitalar total em Palmas é de 45,9% nesta segunda. Os leitos clínicos públicos e privados estão 45,8% ocupados. Já a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) públicos e privados na Capital é de 45,9%.
Quanto aos leitos de estabilização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a UPA Sul está com o percentual de 14,3%. Já a ocupação dos leitos da mesma natureza na UPA Norte é de 5,9%.
Atualmente, 105 pacientes, confirmados, suspeitos e descartados por laboratório que permanecem com suspeita clínica, estão internados na Capital. Destes, 66 (62,9%) são residentes de Palmas e 39 (37,1%) moradores de outros municípios.
Testes
Os laboratórios de Palmas realizaram 202 testes para Covid-19 neste domingo, 10. Destes, o Laboratório Municipal fez 04 exames, nenhum com resultado positivo para o vírus. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) realizou 195 testes, 70 destes pacientes testaram positivo para a doença e laboratórios particulares realizaram três exames, todos com resultados negativos para a Covid-19.
Atenção
A Vigilância Epidemiológica de Palmas chama a atenção quanto ao crescimento de novos casos de Covid-19 na Capital. Desde setembro passado, Palmas não registrava um número tão alto de casos confirmados durante a semana. Na semana passada, ou seja, a primeira do ano de 2021, houve um total de 813 novos casos da doença.
A média da taxa de ocupação hospitalar na primeira semana do ano foi de 40%. Também foi o maior percentual desde a primeira semana de outubro. A vigilância ainda cita sobre o número de internados que também aumentou significativamente. Desta forma, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça às pessoas que ao sentirem os sintomas procurem a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa e mantenham o isolamento domiciliar.