Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os interessados podem participar da consulta acessando formulário disponível no site da Seduc

Os interessados podem participar da consulta acessando formulário disponível no site da Seduc Foto: Katriel Bernardes

Foto: Katriel Bernardes Os interessados podem participar da consulta acessando formulário disponível no site da Seduc Os interessados podem participar da consulta acessando formulário disponível no site da Seduc

Os educadores tocantinenses têm até esta segunda-feira, 11, para participarem da 2ª Consulta Pública do Documento Curricular no Território do Tocantins para a etapa final da educação básica. A construção do documento é um importante passo para a implantação do Novo Ensino Médio.  

Os educadores tocantinenses podem encaminhar suas colaborações por meio dos formulários disponíveis no site da Seduc, na página da 2ª Consulta Pública para o DCT do Ensino Médio. O Documento Curricular do Ensino Médio está organizado por área do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias e Matemática).

A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou a importância da participação dos educadores. “São eles que atuam diretamente com os nossos estudantes, sabem da realidade e podem participar dando as contribuições, frutos das suas experiências. Trata-se de um documento que contempla a educação dos jovens, visando ao futuro dos cidadãos no Tocantins”, apontou.   

A diretora de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Larissa Ribeiro, explicou os próximos passos para a construção do documento. “As propostas serão copiladas e protocoladas no Conselho Estadual de Educação para análise técnica e depois levada ao pleno do Conselho para aprovação. Após aprovado, o documento é homologado pela titular da Seduc e passa a valer para todo o território”, pontuou.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio é uma proposta que busca consolidar, aprofundar e ampliar a formação iniciada no ensino fundamental de uma forma mais interessante, flexível, diversificada e que se conecte aos interesses dos estudantes e favoreça reflexões sobre seu Projeto de vida.

O currículo redireciona o foco dos conteúdos para o desenvolvimento de competências e habilidades. Assim, além de ser executado, com os estudantes, o que devem saber, trabalha-se também o que devem saber fazer com o que aprenderam, ou seja, aperfeiçoar a capacidade de relacionar teoria e prática, estimulando, assim, o protagonismo.