Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Antonio Ianowich Filho foi condenado por suposto crime praticando quando era diretor-geral da Assembleia Legislativa

Antonio Ianowich Filho foi condenado por suposto crime praticando quando era diretor-geral da Assembleia Legislativa Foto: Silvio Santos

Foto: Silvio Santos Antonio Ianowich Filho foi condenado por suposto crime praticando quando era diretor-geral da Assembleia Legislativa Antonio Ianowich Filho foi condenado por suposto crime praticando quando era diretor-geral da Assembleia Legislativa

O advogado Antonio Ianowich Filho pediu exoneração do cargo de diretor-geral da Câmara de Palmas/TO após a repercussão negativa de sua nomeação nas redes sociais. Ianowich foi condenado em maio do ano passado a 6 anos e 7 meses de prisão em regime semiaberto por peculato e fraude processual quando exercia o cargo de diretor-geral da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO).

O advogado havia sido nomeado na Câmara de Palmas pela atual presidente da Casa, vereadora Janad Valcari (Podemos), no último dia 4. A reportagem do Conexão Tocantins não conseguiu contato com Ianowich, mas, na carta de demissão apresentada nesta sexta-feira, 15, o advogado alegou que não possui “nenhum óbice” ao exercício do cargo e que teve uma “condenação injusta”.

Ianowich escreveu ainda que está recorrendo da condenação. “Tenho certeza que ao final serei absolvido pois sempre pautei minha vida com lisura e credibilidade”, disse.  A presidente Janad Valcari ainda não se manifestou sobre o caso.

Condenação

A decisão de condenar Antonio Ianowich Fillho foi do juiz Rafael Gonçalves de Paula, da 3ª Vara Criminal de Palmas. Ele pôde recorrer em liberdade.

De acordo com o processo, quando exercia o cargo de diretor-geral da AL, Ianowich teria liderado um suposto esquema para nomear uma pessoa para o cargo de de diretor de modernização tecnológica da AL. O nomeado teria recebido os valores devidos, mas os serviços prestados não teriam sido comprovados.

Carta de demissão apresentada por Ianowich nesta sexta-feira, 15.