Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação/SES

Foto: Divulgação/SES

O Instituto Saúde e Cidadania (Isac) desbloqueou os leitos de UTI Covid-19 sob sua responsabilidade nos hospitais públicos do Estado após o repasse feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no valor de R$ 5,4 milhões nesta quinta-feira, 21.

O valor corresponde “aos serviços prestados e estratificados pelas notas anteriormente apresentadas. [...] Tal valor é suficiente para quitar eventuais folhas de pagamento inadimplidas, como também, retornar imediatamente as atividades pertinentes à Instituição”, informou a SES em nota.

O Instituto confirmou o recebimento do dinheiro e afirmou que com isso, quitou a folha de pagamento de pessoal de dezembro de 2020 e já deu início à compra de medicamentos e insumos para reabastecer as UTIs Covid-19 dos hospitais regionais de Araguaína e Gurupi (HRA e HRG) e do Hospital Geral de Palmas (HGP).

“À medida que os fornecedores forem procedendo às entregas, o Isac irá realizando o desbloqueio de leitos de forma imediata. Hoje, está previsto o desbloqueio no período noturno de dois leitos do HRA. Já no HRG, foi realizado o desbloqueio de um leito e a previsão que os demais, 04, sejam liberados na manhã desta sexta-feira, 22”, informou o instituto em nota.

Na quarta-feira, 20, o Isac informou que bloquearia os leitos de UTI devido ao risco de desabastecimento ocasionado pela falta de pagamento por parte do Governo do Estado. A SES negou que houvesse risco de desabastecimento nas unidades.

O Isac administra 30 leitos de UTI Covid-19 no HGP; 17 no HRA e outros 20 no HRG.