Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realiza, às 17 horas, desta segunda-feira, 25, uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público do Trabalho (MPT). O encontro online será para apresentação dos critérios da priorização dos profissionais de saúde que estão sendo imunizados nesta primeira etapa.

Também nesta segunda, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO) solicitou informações à Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre as novas doses da vacina que chegaram ao Tocantins. Trata-se das 11,5 mil doses da Oxford/Astrazeneca.

No entanto, o Estado informou que está sendo realizada nesta segunda-feira, toda a conferência e registro das vacinas. Neste mesmo dia será, conforme a SES, será feito o mapa de distribuição aos 139 municípios.

Também segundo a pasta, os critérios (quantidade que cada cidade vai receber) ainda estão sendo vistos junto ao Ministério da Saúde.

A previsão é que nesta terça-feira, 26, pela manhã e à tarde sejam realizadas duas videoconferências para explicar sobre essa vacina, que é diferente da outra.

As doses são destinadas para profissionais de saúde, conforme orientado pelo Ministério da Saúde. A entrega começará nessa quarta-feira, 27, a partir das 14 horas.

Imuninização

Até o momento, a Secretaria Municipal da Saúde já imunizou, desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Palmas, na última quarta-feira, 20, até a noite da última sexta-feira, 22, 220 pessoas, sendo 112 profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, 76 idosos que residem em instituições de longa permanência e 32 cuidadores diretos desse público.