Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O vice-governador Wanderlei Barbosa participou da aula magna em formato on-line

O vice-governador Wanderlei Barbosa participou da aula magna em formato on-line Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes O vice-governador Wanderlei Barbosa participou da aula magna em formato on-line O vice-governador Wanderlei Barbosa participou da aula magna em formato on-line

O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta quarta-feira, 27, da aula magna de lançamento do Mestrado em Desenvolvimento Regional com ênfase em Controle Externo, em evento on-line que contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes.

A capacitação para o mestrado é na modalidade Interinstitucional e foi idealizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de parcerias com instituições de ensino, como a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), além do Governo do Tocantins.

O vice-governador afirmou que a formação de parcerias institucionais é fundamental para ações práticas que geram resultados para a administração pública. “Temos muita alegria em fazer parte desse projeto, que vai trazer qualificação aos nossos servidores, estudantes e pesquisadores do Tocantins. Essas parcerias são fundamentais. Quanto mais qualificados eles forem, melhor será o serviço prestado para a comunidade. O Governo do Tocantins manifesta inteira satisfação e deixo aqui o agradecimento pela busca do TCE em criar essa iniciativa. O governador Carlesse agradece o empenho e deixamos o Palácio Araguaia aberto para projetos como esse”, destacou Wanderlei Barbosa.

O mestrado espera desenvolver atividades de pesquisa em temas como, Controle Externo e Desenvolvimento Regional e Governança Pública, a partir de uma visão sistêmica, plural e crítica, áreas imprescindíveis para uma administração de resultados.

O ministro do TCU, Augusto Nardes, que ministrou a aula magna do mestrado, destacou a importância de cursos que formam e incentivam a boa governança no poder público.

“Estamos tentando transformar o país. Temos que implementar a governança para entregar resultados e quando isso não é feito no início dos governos, você não consegue entregar resultados na saúde, educação, infraestrutura e todos os setores. Uma administração no Tocantins, como em qualquer outro estado, país ou município, se não tiver a governança implantada, vai cometer equívocos e falhas graves. Sem uma boa estratégia teremos problemas em qualquer administração. Este evento com a Universidade do Tocantins, através de uma parceria de mestrado em Desenvolvimento Regional, já demonstra que a instituição está aberta para participar de projetos de interesse da comunidade”, destacou o ministro do TCU.

A aula magna ocorreu em formato virtual e foi transmitida pela plataforma Zoom e Youtube (canal do TCE/TO) na manhã desta quarta-feira. Ao todo, foram distribuídas 25 vagas para capacitação no mestrado, sendo dez para servidores da Corte de Contas, 12 para servidores do Poder Executivo Estadual e três para técnicos e docentes da Unitins.

Curso

O curso tem como objetivo levar capacitação e desenvolver a governança para ajudar no desenvolvimento regional do Tocantins. O presidente do TCE/TO, o conselheiro Severiano Costandrade, espera uma revolução no aperfeiçoamento da governança e da administração pública para o Tocantins.

“Vamos conversar sobre o sopro de esperança que é a governança a ser implantada em todas as esferas e instituições públicas do país. O mestrado, como todos nós sabemos, segue um protocolo muito arrojado, com muitas nuanças. Existe um distanciamento muito grande por parte dos TCE’s com a Academia. Vamos dar a oportunidade para aqueles que fazem o dia a dia, que envolvem a questão pública, desde a governança até os aspectos das prospecções futuras. É importante colocar isso em evidência, o governador Carlesse teve essa sensibilidade e abraçou isso”, destacou o presidente do TCE/TO.

O Mestrado em Desenvolvimento Regional com ênfase em Controle Externo terá duração entre 18 e 24 meses, com início das aulas previsto para março de 2021, por meio da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As disciplinas serão ofertadas semestralmente, sendo o ano letivo composto por dois semestres.