Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Representando o Tocantins entre os selecionados está o projeto “Deixa Raiar”

Representando o Tocantins entre os selecionados está o projeto “Deixa Raiar” Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Representando o Tocantins entre os selecionados está o projeto “Deixa Raiar” Representando o Tocantins entre os selecionados está o projeto “Deixa Raiar”

O resultado do edital da Chamada Pública da Lei de Incentivo à Cultura 2021 do Banco da Amazônia (BASA) para o ano de 2021 encontra-se disponível. Foram classificados projetos dos estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Tocantins e Mato Grosso. Para este ano, o Banco destina R$ 740 mil apoiando 12 projetos culturais.

O objetivo do patrocínio do BASA é investir em projetos que difundam a Amazônia, estejam aliados às políticas públicas e sejam realizados em parceria com os diversos atores sociais da região. Neste ano, projetos de artes cênicas, cinema e música foram os escolhidos para receber o apoio da Instituição.

Segundo o coordenador de Patrocínio, Promoção e Gestão da Marca, Ewerton Alencar, esse edital demonstra mais um compromisso do Banco junto à valorização da cultura da Amazônia Legal. “Estamos entregando o resultado de um edital muito importante para a cultura da nossa região. Queremos cada vez mais estar presente ao lado de associações, cantores e artistas que valorizem o ser da Amazônia, o banco valoriza muito esse lado”, destaca o coordenador.

Representando o Tocantins entre os selecionados está o projeto “Deixa Raiar” de Gabriela Barboza Pereira conhecida artisticamente como Raia. Cantora, compositora e dançarina, a artista contou que a ideia para seu projeto surgiu da experiência de morar por seis meses junto à Comunidade do Prata no Jalapão e inspirou a criação do seu trabalho. O patrocínio concedido pelo Banco da Amazônia através do Edital de chamada pública de incentivo à cultura irá financiar a gravação do videoclipe, uma oficina de audiovisual com 30 jovens da Comunidade do Prata e dois shows de lançamento do disco, um em Palmas -TO e outro em Imperatriz do Maranhão.

“Estou muito feliz por meu projeto ter sido selecionado pelo edital do Banco da Amazônia. Aqui no Tocantins nós temos artistas muito talentosos e nem sempre é fácil realizar nossos projetos. Por isso é preciso ir atrás, se capacitar, persistir e agarrar as oportunidades. Agradeço ao Banco da Amazônia, esses editais são a chance de levar a nossa cultura ao resto do país”, afirmou Gabriela.

O Edital de 2021 foi lançado no segundo semestre de 2020 e teve diversas inscrições vindas de toda região. Este já é o 7º ano que o Banco da Amazônia patrocina vários projetos ligados à cultura, respeitando a Lei de incentivo à cultura.

Confira a lista dos projetos classificados em:

 https://www.bancoamazonia.com.br/index.php/sobre-o-banco/patrocinio/edital-incentivo-cultura