Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Durante a live, secretários Adriana Aguiar e Edgar Toline abordarão ações de biossegurança nas escolas

Durante a live, secretários Adriana Aguiar e Edgar Toline abordarão ações de biossegurança nas escolas Foto: Juliana Carneiro

Foto: Juliana Carneiro Durante a live, secretários Adriana Aguiar e Edgar Toline abordarão ações de biossegurança nas escolas Durante a live, secretários Adriana Aguiar e Edgar Toline abordarão ações de biossegurança nas escolas

Aberta a toda comunidade escolar, a live ‘Segurança e Monitoramento da Covid-19 em espaços escolares’, que será transmitida pelo canal TV Seduc, no YouTube, nessa quinta-feira, 4, a partir das 9h, integra as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para atender ao eixo de biossegurança, referente ao retorno das atividades educacionais presenciais.

Durante a live, serão apresentadas as medidas de biossegurança que estão sendo adotadas nos ambientes escolares, assim como serão repassadas orientações sobre a obrigatoriedade da adoção de medidas sanitárias individuais e coletivas para prevenção da Covid-19, em conformidade com o Protocolo de Segurança em Saúde, estabelecido pela Portaria Conjunta nº 2/2020/SES/GASEC/Seduc/Unitins, de 21 de novembro de 2020.

A live contará com a participação da titular da Seduc, Adriana Aguiar, que falará sobre o retorno das atividades educacionais presenciais; do secretário de Saúde, Edgar Toline, que abordará sobre a segurança de saúde nos ambientes educacionais. O evento contará ainda com exposições do médico infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Rafael Albuquerque, que ministrará sobre protocolos de biossegurança nas unidades de ensino.  

Entre outras ações de biossegurança desenvolvidas pela Seduc está o ‘Curso em Segurança e Monitoramento da Covid-19 em Espaços Escolares’, que contemplará públicos específicos para serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. A formação iniciará com os técnicos pedagógicos de 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), com acesso aos conteúdos por meio de ambiente virtual. 

Retorno às Aulas

O retorno às aulas de forma presencial, a partir do dia 8 de fevereiro, foi autorizado pelo Decreto nº 6.211 e a Portaria nº 185, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), nº 5.777, do dia 29 de janeiro, mediante a elaboração e aprovação de Planos de Retorno das Atividades Educacionais Presenciais, que deverão ser submetidos a Comissões específicas, assim como de diagnósticos situacionais de cada unidade de ensino.

De acordo com a superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, a live também servirá de subsídio para elaboração dos referidos documentos. “O retorno das atividades educacionais presenciais, considerando a legislação especificada, deve atender a todas as medidas de biossegurança que, conforme a realidade de cada unidade de ensino, serão especificadas nos Planos de Retorno das Atividades Educacionais Presenciais”, explicou.

O retorno das atividades presenciais deve ocorrer de forma que garanta a segurança dos profissionais da educação e o respeito à diversidade de cada unidade de ensino.