Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Municípios retardatários iniciaram retirada nesta quinta

Municípios retardatários iniciaram retirada nesta quinta Foto: Divulgação/ Governo de São Paulo

Foto: Divulgação/ Governo de São Paulo Municípios retardatários iniciaram retirada nesta quinta Municípios retardatários iniciaram retirada nesta quinta

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) informou que as prefeituras das 18 cidades que ainda não haviam retirado suas remessas da vacina contra a covid-19 se comprometeram a enviar representantes às centrais de distribuição localizadas em Palmas e Araguaína para retirar a 2ª remessa.

A retirada teria sido iniciada já nesta quinta-feira, 4, a exemplo do município de Lizarda que, segundo a ATM, já retirou as doses que lhe foram destinadas.

A intervenção da ATM ocorreu após o Ministério Público Estadual (MPE) divulgar uma lista repassada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na qual constavam 18 municípios que ainda não haviam retirado as doses do imunizante para dar andamento à segunda fase de vacinação contra o novo coronavírus (SarsCov 2) no estado.

As doses do imunizante estão disponíveis nas centrais de distribuição desde o fim do mês de janeiro.

De acordo com a lista, as prefeituras que ainda não enviaram representantes são as dos municípios de Araguatins; Conceição do Tocantins; Dianópolis; Esperantina; Goiatins; Itaguatins; Lagoa do Tocantins; Lizarda; Pau D’Arco; Ponte Alta do Tocantins; Presidente Kennedy; Rio da Conceição; Rio dos Bois; Sampaio; Santa Maria; São Sebastião; Taipas; Tocantínia.

A ATM informou ainda que, além de contatar os gestores desses municípios para que providenciem a retirada das vacinas, também tem buscado conscientizá-los a respeito das “medidas de comunicação social, transparência e repasses de dados aos órgãos federais, e para que empreguem esforços diários para uma campanha eficiente e rápida”.

A campanha de vacinação contra a covid-19 no Tocantins começou no dia 18 de janeiro. De acordo com o portal Integra Saúde, da SES, o estado já recebeu 60.900 doses da vacina. Desse total, 33.687 doses já foram distribuídas aos municípios e pouco menos de 12 já foram aplicadas.