Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (SISEPE-TO) oficiou o Departamento Estadual de Trânsito no Tocantins (Detran-TO), nesta sexta-feira, 5, sobre as condições precárias do prédio onde funciona o posto de atendimento do órgão em Taquaralto, em Palmas. Condições insalubres impostas aos servidores públicos que trabalham no local e, também, os cidadãos que buscam atendimento no órgão, pois o prédio possui graves problemas estruturais e os aparelhos de ar-condicionado não estão funcionando, de forma que o posto aparenta estar abandonado.

As fotos do local comprovam a precariedade do posto de atendimento: a fiação elétrica antiga pode gerar sobrecarga e queimar os aparelhos elétricos, ou mesmo, provocar um incêndio; os servidores estão correndo o risco iminente de choque elétrico pela exposição da fiação elétrica; as infiltrações nas paredes provavelmente estão ligada a vazamentos que pode levar a uma queda do forro; pelas infiltrações e danos nas paredes e no teto fica evidente que existe mofo nas instalações e isso pode gerar problemas respiratórios nos servidores; os buracos nas portas e nas peças de madeira do órgão comprovam a existência de cupins, além disso, os buracos (nas portas, nas paredes, no teto e no piso), a pintura descascando, o mobiliário (principalmente as cadeiras) em péssimas condições de uso e a falta de ar-condicionado, demonstram a necessidade urgente de reforma do prédio.

O presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, pediu ao Detran-TO que adote medidas emergenciais para garantir um ambiente de trabalho adequado aos servidores públicos e ao atendimento da população. “Já cobramos melhorias no Ciretran de Pedro Afonso e agora temos as péssimas condições do posto de atendimento em Taquaralto, será que outros órgãos do Detran-TO estão nas mesmas condições? A administração pública tem obrigação de garantir um local de trabalho salubre, de modo a propiciar a saúde do servidor e não o contrário”, destaca Cleiton Pinheiro.