Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em nova composição, Procon integra o Conselho Municipal de Saúde de Araguatins por mandato de dois anos

Em nova composição, Procon integra o Conselho Municipal de Saúde de Araguatins por mandato de dois anos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Em nova composição, Procon integra o Conselho Municipal de Saúde de Araguatins por mandato de dois anos Em nova composição, Procon integra o Conselho Municipal de Saúde de Araguatins por mandato de dois anos

Representantes da Procon Tocantins passam a integrar Conselho Municipal de Saúde de Araguatins. A escolha do chefe regional, Jazi Antunes Teixeira e do servidor Sóstenes Wesley Mota aconteceu durante reunião nessa quarta-feira, 17. A composição do conselho conta com 17 membros com o presidente e tem mandato de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Para o chefe do núcleo, é importante a participação do Procon Tocantins na entidade considerando que a troca informações pode tornar as relações que envolvem o consumidor mais transparentes e também poder acompanhar a aplicação dos recursos destinados à saúde. “A transparência é uma grande aliada para a resolução dos problemas”, disse explicando que a pauta primordial do conselho será fazer com que a saúde disponibilizada ao cidadão esteja dentro dos padrões estabelecidos.

Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins, ressaltou que o trabalho dos conselhos tem um peso acentuado na resolução dos problemas enfrentados pelo consumidor na área da saúde. “O trabalho dos conselhos tem contribuindo em muito com a rotina de atividades dos órgãos de defesa do consumidor, uma vez que as observações apontadas por quem vivencia a temática nos dá respaldo e agilidade na busca de soluções”, finalizou.

Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde é uma instituição que trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. É um órgão fiscalizador que acompanha os projetos e a aplicação dos recursos destinados para a área. Composto por vários segmentos da sociedade (religioso, órgãos públicos e iniciativa privada), a entidade que conta com 17 membros com o presidente tem poder deliberativo. Todo recurso destinado aos municípios vem através da aprovação do Conselho Municipal de Saúde.