Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Durante a cerimônia de posse do novo presidente da ATM (Associação Tocantinense de Municípios) Diogo Borges, prefeito de Talismã, na manhã desta sexta-feira, 26, a bancada tocantinense no Congresso Nacional fez questão de reforçar seu compromisso com as cidades do Estado e destacar que os deputados, deputadas, senadores e senadora vêm garantindo os investimentos que ocorrem no Tocantins. “Com ausência da capacidade de investimento do governo estadual diretamente nos municípios, as melhorias mais importantes feitas no Tocantins estão partindo de recursos federais destinados através da bancada, seja através de emendas ou de recursos articulados diretamente por nós”, pontuou o deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO), coordenador da bancada ao defender o trabalho dos oito deputados federais e dos três senadores do Estado.

No discurso, o congressista garantiu que os parlamentares do Estado vão seguir trabalhando pela melhoria do Tocantins, “principalmente nos municípios, que são os que mais precisam e sempre sabem reconhecer o nosso trabalho aqui no congresso nacional”.

Para o deputado federal, o país possui uma forma equivocada de distribuição dos recursos, com a União concentrando mais de 60% de tudo que é arrecadado no Brasil.

Atuação legislativa

Além de ressaltar a importância da bancada para obtenção de recursos para os municípios, o deputado destacou a relevância do trabalho legislativo dos congressistas. Ele citou o exemplo da proposta que visa modificar a cobrança do ICMS dos combustíveis, algo que pode trazer reflexos diretos para a arrecadação do governo do Estado e dos municípios.

Além dessas, outras pautas que influenciam o futuro dos municípios, como propostas que alteram o Pacto Federativo, regras de distribuição de recursos, dentre outras, estão em discussão no Congresso Nacional.

No final, o deputado também desejou uma ótima gestão a Diogo Borges e destacou que todos os parlamentares serão parceiros das prefeituras e da ATM.

No Congresso Nacional, o Tocantins é representado pelos deputados federais Osires Damaso (PSC), Dulce Miranda (MDB), Carlos Gaguim (DEM), Professora Dorinha (DEM), Célio Moura (PT), Vicentinho Júnior (PL), Eli Borges (Solidariedade) e Tiago Dimas e pelos senadores Irajá (PSD), Kátia Abreu (PP) e Eduardo Gomes (MDB).