Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O mês de março marca o aniversário de 1 ano da pandemia do novo coronavírus  no Tocantins. O primeiro caso de covid-19 no Estado foi confirmado em 18 de março do ano passado. Desde então, o Estado nunca esteve tão próximo de um colapso no sistema de saúde quanto agora. O número de internações preocupa. Hospitais, tanto públicos quanto privados, apresentam ocupação quase no limite, sendo que em alguns as UTIs destinadas exclusivamente a pacientes com covid-19 estão totalmente ocupadas.

Nesta segunda-feira, 1º de março, o Tocantins tem 404 pacientes internados em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus. Os números são do painel Integra Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A taxa de ocupação total de leitos está em 69%. A estatística é referente à somatória de leitos clínicos e de UTI distribuídos em unidades hospitalares em todo o estado. São 367 leitos no total, sendo que 255 estão ocupados.

Ocupação total de leitos no Tocantins, somando-se leitos clínicos e de UTI em hospitais de todo o estado (Fonte: Secretaria Estadual de Saúde)

A situação fica mais preocupante quando se analisa os dados de cada unidade hospitalar individualmente. Quatro dentre os sete hospitais com os quais a SES tem leitos contratualizados estão com as UTIs totalmente ocupadas. No Hospital Santa Thereza, em Palmas, resta apenas um leito disponível, e no Hospital Dom Orione, em Araguaína, 12 dos 15 leitos de UTI estão ocupados.

Ocupação de leitos de UTI Covid-19 contratualizados pela SES

Já nos hospitais sob gestão estadual, restam 2 leitos de UTI Covid-19 no Hospital Geral de Palmas (HGP) e também no Hospital Regional de Gurupi. Em Araguaína, restam 3 leitos disponíveis no Hospital Regional. Já no Hospital de Augutinópolis, 6 dos 10 leitos de UTI estão ocupados.

Ocupação de leitos de UTI Covid-19 em hospitais administrados pela SES

Leitos clínicos

O Hospital Estadual de Combate à Covid-19, localizado em Palmas, tem 53 leitos clínicos ocupados de um total de 58 disponíveis (91% de ocupação); já o Hospital de Arapoema, está com todos os leitos clínicos ocupados.

A situação também preocupa em Gurupi, com apenas 2 leitos clínicos ainda disponíveis. Já nos hospitais regionais de Paraíso e Augusinópolis, a taxa de ocupação dos leitos está em quase 70%.

Palmas

Na capital, que vive o pior momento da pandemia, a ocupação de leitos de UTI está acima dos 86%. Já a taxa de ocupação dos leitos clínicos em Palmas é de 78,02%.

Devido ao aumento gradual do número de casos da Covid-19 no Tocantins e o crescimento das hospitalizações e de óbitos, a SES emitiu uma nota pública reforçando a importância da Atenção Primária à Saúde, frente aos casos leves e de identificação precoce.

A nota enfatiza que o encaminhamento de pacientes só deve ocorrer quando se fizer necessário, sendo que os casos moderados e graves devem ser transferidos em transportes rápidos, oportunos e corretos, seguindo os fluxos e protocolos preconizados no processo de regulação.

“Assim, reitera-se que é imprescindível o  encaminhamento dos pacientes - suspeitos ou confirmados de Covid-19 - nos casos moderados e em especial os graves, devidamente regulado, via Sistema de Regulação (SER II)”, alertou a SES.