Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Encontro aconteceu na tarde desta terça, por meio de videoconferência

Encontro aconteceu na tarde desta terça, por meio de videoconferência Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes Encontro aconteceu na tarde desta terça, por meio de videoconferência Encontro aconteceu na tarde desta terça, por meio de videoconferência

Na tarde desta terça-feira, 2, ocorreu uma reunião entre diversas entidades e a Prefeitura de Palmas. O tema central deste encontro foram as ações executadas pela gestão municipal com relação a pandemia do Coronavírus. 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, apresentou dados mostrando que a capital tem no momento 214 internações, sendo 83 pacientes em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Ela ressaltou que a capital está passando pela pior fase da pandemia desde o ano passado até o momento, com a rede pública de saúde passando por sobrecarga. 

A Fecomércio foi representada pelo seu presidente, Itelvino Pisoni, que aproveitou a oportunidade para explicar ao executivo municipal a importância do não fechamento das empresas do comércio de Palmas. Participaram da reunião representantes também da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Tocantins (Faciet), Federação da Indústria do estado do Tocantins (Fieto), Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Palmas.

Durante explanação foram apontados os dados relacionados a pandemia e em especial, a este momento crítico vivido pela capital do Estado, que hoje está com cerca de 90% dos leitos de UTI ocupados. Foram também expostos os investimentos realizados no combate e prevenção ao vírus e além disso, a prefeitura anunciou o aumento de 50% de leitos de estabilização e UTI para os próximos dias.

O presidente Itelvino Pisoni parabenizou as ações e disse que os empresários estão aflitos. “Agradeço a prefeita Cinthia por esta reunião e parabenizo pelas iniciativas que nos foram apresentadas. Mas eu gostaria de colocar que, após conversar com os demais presidentes de sindicatos, nós da Fecomércio entendemos que o Lockdown não seria uma solução para o momento. As empresas não podem ser responsabilizadas. O comércio não pode novamente pagar essa conta, muitos empresários sofreram muito e ainda estão se recuperando do ano passado”, explicou.

Em sua fala, Itelvino ainda propôs que, caso haja a necessidade de alguma decisão drástica, que seja optado pelo fechamento no período noturno, como está sendo realizado em algumas cidades e capitais de outros estados. Na oportunidade ele ainda cobrou ações relacionadas ao transporte público que são alvos de reclamações da população e trabalhadores do comércio.

A Fecomércio afirma que as empresas devem continuar tomando todas as medidas necessárias para o combate e enfrentamento da pandemia.

O presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, disse que todos os presidentes defenderam o funcionamento do comércio, "pois sabemos o quanto é importante. Reforçamos que é preciso aumentar a estrutura de tratamento para as pessoas, que é o que sempre defendemos. O comércio não tem mais condições de parar", disse.

Participaram da reunião além de Itelvino Pisoni,  o presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires, Fabiano do Vale (presidente da Faciet), Joseph Madeira (presidente da Acipa), Silvan Portilho (presidente da CDL Palmas) e Moisés Gomes (diretor-presidente do Sebrae/TO).

Também participaram da reunião os vereadores: Jannad Valcari, presidenta da Câmara de Palmas, Moisemar Marinho, Daniel Nascimento,  Joatan Silva, Waldson da Agesp, Solange Duailibe, Laudecy Coimbra, Iolanda Castro, Júnior Brasão, Pedro Cardoso, Jucelino Rodrigues, Eudes Assis, Rogério Freitas, José do Lago Folha Filho, Filipe Martins, Rubens Uchoa e Márcio Reis. (Atualizada às 9h30 do dia 03-03-21 com informações das assessorias da Fecomércio e CDL Palmas