Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO), 15 servidores públicos foram diagnosticados com covid-19 nessa terça-feira, 2, e os sindicalizados que trabalham na Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) sem nenhum distanciamento social e falta de máscara e álcool em gel, estão preocupados com sua saúde. O Sisepe-TO constatou que existem salas na Setas com diversas mesas muito próximas, com dezenas de pessoas trabalhando, e o secretário da pasta, Messias Araújo, chegou a anunciar que haveria revezamento de servidores, mas cancelou a medida.

“É preciso destacar que na terça-feira foram registrados 374 novos casos de covid-19 e já contabilizamos 1.539 óbitos no Tocantins e os leitos estão lotados. Então, assegurar as medidas para evitar a propagação do novo coronavírus é fundamental e devem ser adotadas por todos os gestores públicos. Por isso, desde março do ano passado, o Sisepe-TO tem cobrado que o Executivo estadual cumpra as medidas para garantir a saúde dos servidores públicos”, pondera o presidente do Sisepe-TO, Cleiton Pinheiro.

O Sisepe-TO ainda destaca que é obrigação do governo do Estado, conforme determina a Constituição Federal, organizar o trabalho para evitar aglomerações e exposições desnecessárias. “A saúde é um direito do servidor e dever do Estado em garantir”, destaca Cleiton Pinheiro.

No último dia 26, o Sisepe-TO oficiou o governador Mauro Carlesse para que garanta o regular fornecimento de máscaras e álcool em gel 70% aos servidores públicos que estão trabalhando. No ofício, o Sisepe-TO requer ao governador que notifique todas as secretarias, autarquias e fundações para que os equipamentos de segurança e medidas de distanciamento sejam assegurados.