Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Profissional de saúde é vacinada no HGP

Profissional de saúde é vacinada no HGP Foto: André Araújo/ Governo do Tocantins

Foto: André Araújo/ Governo do Tocantins Profissional de saúde é vacinada no HGP Profissional de saúde é vacinada no HGP

Com o número de casos do novo coronavírus (SarsCov 2) em alta e a escassez de leitos para tratamento de pacientes que desenvolvem a forma mais grave da doença, a vacinação parece ser uma das poucas esperanças de vencer a pandemia. Mas ela ainda avança a passos lentos e pode demorar até que toda a população seja imunizada.

Nesta sexta-feira, 5, o Tocantins tem apenas 3,18% da população vacinada, sendo a maioria trabalhadores da saúde, idosos e indígenas – os grupos prioritários.

De acordo com dados da Gerência de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados no fim da manhã de hoje, 49.974 pessoas receberam a 1ª dose, sendo que 12.318 delas já tomaram também a 2ª dose da vacina, completando a imunização. No total, 62.292 doses do imunizante foram aplicadas no estado.

Detalhamento

De acordo com a SES, até o momento foram vacinadas 39.542 pessoas da área da saúde; 17.995 idosos; 3.537 indígenas; 842 pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas.

Outras 33 doses foram aplicadas em portadores de comorbidades, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, profissionais da educação e pessoas com deficiência.

Proporcionalmente, os municípios com melhores índices de percentual da população vacinada são Tocantínia (14,63%); Goiatins (7,03%); Itacajá (6,75%) e Tocantinópolis (5,05%), respectivamente. Esses municípios têm grande concentração de populações indígenas que estão no grupo prioritário da vacinação.

Dentre as três maiores cidades do estado, Araguaína é a que apresenta melhor índice de vacinação, com 4,43% da população vacinada; Gurupi apresenta índice de 3,32% e Palmas, 23,91%.

O Tocantins recebeu do Ministério da Saúde, até esta semana, 112.400 doses, das quais 100.608 foram distribuídas aos municípios.