Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Jairo Mariano ouviu as demandas dos músicos em reunião on-line

Jairo Mariano ouviu as demandas dos músicos em reunião on-line Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Jairo Mariano ouviu as demandas dos músicos em reunião on-line Jairo Mariano ouviu as demandas dos músicos em reunião on-line

Durante webconferência realizada na tarde desta segunda-feira, 8, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc), Jairo Mariano, esteve reunido com representantes do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB-TO), do Sindicato dos Músicos do Tocantins (Sindimusi-TO) e da Associação Viva Música, com objetivo de ouvir as demandas da categoria.

O presidente da OMB-TO, Jeremias Moreira, ressaltou que a entidade sempre buscou diálogo com a gestão estadual, por entender as dificuldades da administração pública, mas ressaltando os problemas da classe. “Acreditamos que é possível atender as minorias, aqueles que vivem exclusivamente de música e estão em dificuldade”, ressaltou, lembrando que hoje há mais de 2.700 artistas, sendo que cerca de 70% foi fortemente impactada pelas restrições de realização de eventos e apresentações em bares, impostas para contenção da Covid-19.

Diretor do Sindimusi-TO e titular da Câmara de Música do Conselho de Política Cultural (CPC-TO), Eduardo Duarte informou a difícil situação da categoria e a dificuldades de acesso aos recursos estaduais, como os editais da Lei Aldir Blanc. “Trabalhamos para que o coletivo tenha maior acesso aos recursos”, ressaltou.

Uma das formas de melhor distribuição de recursos seria por meio da criação de mecanismos diferenciados para atender as diversidades de cada segmento, conforme pontuou Wetemberg Nunes, conselheiro da OMB-TO. Para ele, não se pode reunir em um mesmo edital empreendedores/empresários com trabalhadores. “É preciso fomentar separadamente trabalhadores de incentivadores da produção”, disse, sugerindo ainda a criação de uma plataforma on-line para colocar a música tocantinense em evidência.

A criação e escolas de formação musical, assim como de outras atividades artísticas, bem como de uma orquestra estadual foram as sugestões do maestro Bruno Barreto, que falou em nome da Associação Viva Música. “Tivemos conquistas recentes, como a retorno ao diálogo e às parcerias, mas precisamos que o Estado invista na criação de núcleos de formação”, ressaltou, sugerindo o aproveitamento do Memorial Coluna Prestes para ensaios e recitais didáticos.

“Estamos trabalhando para dar resultados mais palpáveis para a população tocantinense, e temos todo interesse em montar uma estrutura de base, para darmos sequência às políticas públicas para a Cultura”, afirmou, ao solicitar que o grupo eleja seus projetos prioritários, para serem apresentados ao governador Mauro Carlesse. “Vocês têm papel fundamental para a gestão, sabem onde estão os gargalos e precisamos ouvi-los para chegarmos a uma atuação eficiente”, completou.