Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Atendendo a convocação da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) e da União dos Policiais do Brasil (UPB), o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO) convida todos os Policiais Civis a se deslocarem em um ato de protesto contra a aprovação da PEC 186/2019 e em prol da vacinação imediata dos profissionais da segurança pública, nessa quarta-feira, 17, às 14h, e se posicionarem de braços cruzados em frente às respectivas delegacias em que atuam e na porta da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), onde serão distribuídas faixas simbolizando a mobilização.

Segundo o Sinpol, em virtude da injustiça do Governo Federal com os profissionais que estão na linha de frente em prol da segurança pública, a paralisação acontecerá em todo o Brasil, no momento também será realizada uma carreata pela esplanada dos ministérios, em Brasília/DF. O Sinpol-TO afirma que conta com a adesão de todos "para que se mobilizem também nas redes sociais subindo fotos e vídeos com a tag #PoliciaisSaoEssenciais e marcando nas publicações os perfis @sinpolto e @cobrapolbr".

A presidente do Sinpol-TO, Suzi Francisca, ressalta a necessidade de continuar lutando pelos direitos das forças de segurança pública. “Temos que demonstrar nossa indignação aos responsáveis que todos os dias querem arrancar os nossos direitos. Já enfrentamos tantos percalços diários na profissão, como péssimas condições na infraestrutura dos locais de trabalho, e ainda temos que suportar o sucateamento salarial que esses governantes nos impõem, isso é um absurdo! Convido a todos a aderirem esse movimento e juntos lutarmos pela manutenção daquilo que é nosso”, convoca Suzi. 

Desmonte do serviço público

No Tocantins, de acordo com o sindicato, a última vez que os policiais civis tiveram aumento salarial foi em 2010, a data-base foi concedida em 2019 com o índice de 1.69%, e atualmente está atrasada, assim como as progressões. Segundo o Sinpol, como se não bastasse toda a desvalorização da categoria a nível estadual, foi aprovada na última sexta-feira, 12, na Câmara dos Deputados, a PEC 186/2019, do presidente Jair Bolsonaro, que propõe um novo auxílio emergencial e uma contenção fiscal, controle de despesas com pessoal e redução de incentivos tributários.

O Sinpol também questiona quem será diretamente afetado com a medida. Segundo o sindicato será o bolso dos servidores públicos, sejam os ativos, inativos ou pensionistas, das esferas Federal, Estadual e Municipal, que serão punidos com um congelamento salarial sem qualquer reajuste por até 15 anos. 

Lockdown da Segurança Pública

A UPB e a Cobrapol ainda preveem uma paralisação por 24 horas nos próximos dias, o Sinpol-TO informa que está acompanhando e decidindo com as entidades um melhor momento, tendo em vista a alta contaminação pelo coronavírus.