Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos Membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Na manhã desta quarta-feira, 17, os membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), se reuniram para aprovar a ATA da 42ª Reunião Ordinária, na qual pautava a minuta de resolução da 1ª readequação do Plano de Aplicação dos Recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos para o Exercício Financeiro de 2021.

Com a aprovação da readequação dos Recursos no fundo, haverá o investimento por parte da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para acrescentar uma rede de monitoramento de qualidade de água em tempo real nos parques aquícolas que serão instalados em Filadélfia, Palmas, Lajeado, Peixe e Brejinho de Nazaré. O objetivo da Semarh é garantir a segurança necessária para que o órgão ambiental realize o licenciamento assegurando água em quantidade e qualidade para os diversos usos.

Em sua participação, a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, agradeceu a presença de todos na reunião e destacou que “que a atividade de piscicultura não polui e  isso, está dentro do eixo econômico do projeto Tocantins Competitivo e Sustentável, vamos trabalhar para mostrar que tudo que se produz no estado é de forma correta e de extrema importância”.

O montante de R$ 1.895.000 deverá ser destinado para execução dos projetos, que devem contemplar educação e gestão ambiental, tanques rede e implantação de viveiros para produção de mudas nativas do Cerrado.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, parabenizou e reforçou a importância da iniciativa. “É uma ação boa, concreta e legal, proposta pela nossa secretária do Meio Ambiente, para os nossos parques aquícolas”.  O Diretor ressaltou ainda que “atualmente a secretaria possui duas sondas móveis, e estamos em processo de licitação para aquisição de 10 sondas fixas para monitoramento de 12 parâmetros físico-químicos de qualidade de água dos parques aquícolas nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHE’s) do rio Tocantins”.

Serão cinco parques aquícolas em quatro lagos do Estado, onde cada um receberá duas plataformas de monitoramento de qualidade de água, o que permitirá comprovar que a atividade desenvolvida no parque não está prejudicando o lago.