Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes

Termina nesta terça-feira, 23, o decreto municipal que restringe o funcionamento de atividades não essenciais em Palmas/TO. Até o momento, a prefeitura não informou se pretende prorrogá-lo novamente ou não.

As medidas começaram a valer no dia 6 de março e, inicialmente, teriam validade de 10 dias. No último dia 16 a gestão municipal decidiu prorrogar a suspensão das atividades não essenciais por mais uma semana.

Segundo a prefeitura, houve uma redução de 28% na taxa de contágio na capital na semana dos dias 14 a 20 de março, em relação à semana anterior a ela.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) atribuiu a queda ao aumento do isolamento social estimulado pelas medidas restritivas, mas alerta que a situação está longe de ser satisfatória. De acordo com o COE, a pandemia só pode ser considerada controlada com uma taxa de contágio abaixo de 1,0.

O presidente do COE, Daniel Borini alertou que o sistema de saúde permanece sob forte pressão. “Os hospitais e nossas UPAs estão operando com sua capacidade máxima e isso não vai melhorar de hoje para amanhã. Os casos graves demandam internação por semanas. O que de concreto necessitamos agora é que as medidas de distanciamento social e de autocuidado sejam mantidas pela população para que menos casos novos surjam. Com menos contaminações, consequentemente, menos casos graves virão precisar de leitos. Só assim poderemos vislumbrar um cenário melhor para as próximas semanas”, afirmou Borini.