Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em razão da iminente ampliação da vacinação para os idosos em Palmas, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) encaminhou recomendação à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na segunda-feira, 22, orientando pela adoção de medidas que organizem melhor o fluxo de vacinação, evitem aglomeração e garantam o acesso à vacina por sucessiva prioridade, considerando-se a escassez do imunizante.

A recomendação, encaminhada pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital, orienta que os idosos continuem sendo convocados em ordem decrescente de idade, iniciando-se pelos mais velhos, com dias específicos para cada faixa etária – podendo ser vacinados, concomitantemente, os idosos acamados.

Entre outras medidas que podem ser adotadas, recomenda-se que seja verificada a possibilidade de implementação de sistema de agendamento de local, data e horário para vacinação.

Também é pontuado sobre os cuidadores de idosos, recomendando que sejam incluídos nesta fase aqueles que acompanham idosos acamados ou com limitações graves, como alzheimer avançado, bem como os que cuidam de idosos com mais de 75 anos, limitado a vacinação, neste momento, a um cuidador por idoso e priorizando os assistidos de mais idade.

Agilidade na vacinação

Em razão da demora dos municípios tocantinenses em aplicar as vacinas recebidas, a 27ª Promotoria de Justiça da Capital recomenda a adoção de medidas para acelerar este processo, como a realização de mutirões de vacinação nos finais de semana, a ampliação dos pontos de vacinação e o funcionamento desse serviço em horário ampliado, além da realização de atividades de vacinação itinerantes e em sistema de “drive-thru”.

A Promotoria de Justiça também orienta que seja realizado mapeamento da população que se enquadra nos grupos prioritários, por região da cidade, o que facilitará a organização de estratégias de vacinação e de busca ativa das pessoas faltosas.

Para viabilizar este trabalho, recomenda-se que a Secretaria Municipal de Saúde avalie a estrutura existente na rede de Atenção Primária para vacinação, para possíveis melhorias nas equipes e estruturas, caso necessário. Em Palmas, foram aplicadas 79,56% das doses recebidas e vacinada 3,27% da população.

A recomendação é de autoria da promotora de Justiça, Araína Cesárea D’Alessandro, que atua na área de defesa da saúde.