Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um novo Núcleo de Identificação foi entregue nesta sexta-feira, 9, no município de Lagoa da Confusão, distante cerca de 200 km da Capital. A entrega do núcleo foi realizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), por meio do Instituto de Identificação, vinculado à Superintendência da Polícia Científica. O objetivo é facilitar o acesso do cidadão ao documento de Carteira de Identidade. O núcleo vai funcionar no Centro de Referência da Assistência Social do município (CRAS) do município, localizado na Avenida Antônio Alves Duarte, S/N Qd.4 Lt. 11 e 12, Setor Central.

O Núcleo de Identificação de Lagoa da Confusão foi implantado após assinatura de um Termo de Cooperação, celebrado entre a SSP-TO e a Prefeitura municipal da cidade. A entrega do novo serviço à população aconteceu nesta sexta-feira de forma simbólica, em virtude do momento de pandemia que o mundo está passando.

Agendamentos

Em razão da pandemia da Covid-19 e em atendimento às determinações do Decreto Estadual nº 6.234, que trata do trabalho remoto, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência da Polícia Científica, informa que o atendimento no Instituto de Identificação e seus Núcleos está sendo realizado de forma parcial. O serviço de atendimento, incluindo o do novo Núcleo de Lagoa da Confusão, retorna a partir do dia 15 de abril conforme ordem cronológica de agendamentos realizados anteriormente na Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação (PAPI).

Para a diretora de Papiloscopia do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, a unidade é de extrema importância e a partir desse momento, a população de Lagoa da Confusão terá mais conforto, já que não precisará se deslocar para outros municípios para ter acesso ao documento de identidade e ainda poderá emitir também o Atestado de Antecedentes Criminais.

Ampliação do serviço no interior

O Governo do Tocantins, por meio da SSP-TO, lançou na última terça-feira, 6, por meio de live nas redes sociais do Governo, o edital de chamamento público, direcionado aos municípios tocantinenses para implantação de Núcleos de Atendimento da Polícia Civil e/ou de Núcleos de Identificação Civil. A ampliação do serviço e a implantação dos núcleos no interior do Estado objetiva facilitar o acesso da população aos serviços disponibilizados pela Polícia Civil e pela Polícia Científica, como o registro de Boletim de Ocorrência e emissão de Carteira de Identidade.

Na oportunidade, o governador Mauro Carlesse destacou que o objetivo de sua gestão é melhorar a vida do cidadão. “Desde o início, me comprometi a cuidar do povo tocantinense e facilitar o acesso do cidadão a um documento básico e de extrema importância como a carteira de identidade, faz parte disso. Contamos com a parceria de todas as prefeituras para a implantação dos núcleos, de forma que, o cidadão não precise deslocar grandes distâncias para ter o seu documento, agora bem mais completo, com informações essenciais”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, por sua vez, destacou que os benefícios do edital de chamamento são amplos e mútuos. Ganha o Estado, os municípios e, principalmente, o cidadão que terá sua necessidade atendida com maior rapidez e economia, pois ele não terá que se deslocar do seu município”.

Edital

Publicado no Diário Oficial nº 5.821 desta terça-feira, 6, o edital de chamamento público direcionado aos municípios do Estado para participação na celebração de Cooperação Técnica para implantação de Núcleo de Atendimento da Polícia Civil e/ou de Núcleo de Identificação Civil em seus territórios já está em curso. O edital também está disponível no site da Secretaria da Segurança Pública – www.ssp.to.gov.br, na aba Publicações/Termos de Cooperação.