Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), deputado Antonio Andrade (PTB), participou nessa segunda-feira, 12, da reunião do Comitê de Crise de Combate e Prevenção à Covid-19, onde foram apresentados números que mostram uma redução na curva epidemiológica do Coronavírus no Tocantins.

Segundo informação do Governo do Estado, essa semana os indicadores apontaram uma queda no número de casos da Covid-19 no Tocantins. No dia 29 de março, nossa média móvel estava em 766 e, atualmente, está em pouco mais de 379 casos. "Isso demonstra que o que temos feito, como a imunização da população, trabalho remoto para os servidores entre outras ações, está dando resultado e isso se deve ao trabalho de todos”, afirma Andrade.

Durante a reunião, o empenho do Estado na aquisição de vacinas também foi ressaltado pelo governador, que assinou um pré-contrato para aquisição de 1 milhão de doses da Sputnik V.

A redução no número de casos, de acordo com o Governo se deve a vários fatores, como imunização, conscientização da população e também ao decreto do governo do Estado com tolerância zero para aglomerações.

Antonio Andrade destacou este trabalho conjunto que segundo ele é o caminho para a pandemia ser vencida. “Volto a repetir, todos temos responsabilidades na construção de uma saída para situação que vivemos, se cada um fizer a sua parte conseguiremos superar este vírus. Prova disso são resultados apresentados, mas não podemos relaxar, o uso da máscara e higienização das mãos são rotinas que devem ser mantidas por um longo período por todos”, disse Andrade.

A AL-TO tem tido um papel fundamental no enfrentamento à pandemia, foram R$ 19 milhões remanejados do orçamento da Casa de Leis para o combate a Covid-19. Além disso, a assistência às famílias em vulnerabilidade social tem sido feita por meio de cestas básicas que foram adquiridas com recursos de emendas parlamentares.

O secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, informou que a tendência é que as medidas de biossegurança estabelecidas pelos decretos n° 6.234 e nº 6.230 sejam mantidas para os próximos dias. “As ações que têm tido bons resultados como a força-tarefa Tolerância Zero e a proibição dos eventos devem continuar em todo o Estado, mas levando em conta a curva epidemiológica nos reuniremos com a SES nos próximos dias para saber se há possibilidade de flexibilização", ressaltou.