A imunização em Palmas contra a Covid-19 continua nesta quinta-feira, 15, e o público-alvo desta etapa são os idosos a partir de 66 anos, e os profissionais de saúde que estão nas listas autorizadas pelas instituições. A vacinação ocorre em três pontos da cidade, sendo dois em formato de drive thru, um na Praia da Graciosa e o outro no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, ambos exclusivos para os idosos, das 8 às 17 horas. Já para os profissionais de saúde, a vacinação será no Ginásio do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), na Avenida Teotônio Segurado, das 9 às 17 horas.
A vacinadora e formanda em enfermagem Heloísa Xavier conta que a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) contribui positivamente para que os profissionais de saúde da rede possam contar com o apoio seguro dos alunos capacitados pela instituição de ensino. “Amo meu trabalho, e por amá-lo sei da importância das parcerias, principalmente neste momento de pandemia que aumentou todas as demandas da saúde”. A estudante, que é moradora de Palmas há mais de 20 anos, está bem animada, pois nesta quinta administrou sua primeira dose do imunizante da Oxford. “Já apliquei outros imunizantes, mas esse é o meu primeiro”, ressaltou.
A aposentada Josélia Viana, de 66 anos, explica que seu marido já havia recebido o imunizante e está grata pelo atendimento dos servidores da saúde. “Foi muito rápido e eficiente. Os trabalhadores foram atenciosos e eu estou muito feliz de ser vacinada”, disse ela.
A aposentada também relata que seus netos Letícia Coutinho e Emanuel Melchiades acompanharam, tanto ela quanto seu marido, nas aplicações e que ela considera esse apoio importante para a população idosa. “Nessa hora é importante estar com os familiares, pois o cuidado e a felicidade é coletiva”, destacou.
A também aposentada Lourdes Cavalcante, de 66 anos, orgulhosa com seu cartão de vacina em mãos, explicou que foi na Praia da Graciosa no drive thru por volta das 7 horas da manhã. “Foi muito organizado, rápido, bem fiscalizado e me senti segura com o atendimento”. Lourdes conta que essa é a primeira dose do seu imunizante, e que agora aguarda atenta ao seu cartão de vacina para a próxima dosagem.
Na manhã desta quinta, até o inícioda tarde, foram administradas mais 700 doses. Para se vacinar, os idosos devem comparecer aos locais munidos de seus documentos pessoais (RG ou CNH) e CPF e cartão de vacina.