Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína está chegando na reta final das obras de canalização e drenagem das águas da chuva em mais um bairro da cidade. Até agora mais de 11 mil metros de canalização já foram instalados, contemplando os setores Morada do Sol III, Ana Maria, Jardim Vitória, Maracanã e Itaipu.

No Setor Jardim Vitória, as ruas começaram a receber o sistema de drenagem e o trabalho das máquinas já está mudando a cara do bairro. Uma chegada bastante esperada pelos moradores. 

“Eu acompanho há anos a situação deste bairro e ver as ruas ganhando uma cara nova me enche de esperança. É gratificante ver que a prefeitura está preocupada com os moradores”, declarou o morador do bairro Francisco das Chagas.

Até o final do serviço, serão executados 12.856 metros de rede de drenagem para receber a água das chuvas e evitar enxurradas e alagamentos pela cidade. O trabalho faz parte do Plano Municipal de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais que está incluso no Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

De acordo com o engenheiro do município Adolfo Santana, responsável pelo acompanhamento das obras de drenagem, esta é a primeira etapa de um trabalho intenso de infraestrutura que está sendo realizado nos bairros, incluindo a pavimentação das ruas após a implantação da drenagem.

“A implantação desse sistema de drenagem vai garantir a manutenção do asfalto que será implantado nas ruas, além disso a drenagem e o manejo das águas da chuva previnem uma série de problemas, como erosões e alagamentos de ruas e residências, trazendo mais qualidade de vida aos moradores da região”, explicou o engenheiro.

Planejamento integrado

Além do plano de drenagem, o Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína também contempla uma série de outras obras, totalizando um investimento de mais de R$ 220 milhões, incluindo a construção da Via Norte que irá canalizar parte córregos Neblina e Canindé criando uma avenida que liga o centro da cidade a 14 bairros e contribuindo para desafogar o trânsito de Araguaína.

As obras também incluem a pavimentação dos bairros e a criação de bacias de detenção da água das chuvas para evitar futuros alagamentos e vários pontos de área verde com a implantação dos parques: Nascentes do Neblina, São Miguel e Raizal, garantindo a preservação dos córregos Neblina, Jacuba e do Rio Lontra.

Obras em andamento

Além da implantação do sistema de drenagem das águas da chuva, outras seis frentes de trabalho estão nos setores Morada do Sol III, Jardim Vitória, Tocantins, Ana Maria, Itaipu e Maracanã, executando as demais etapas da obra que incluem a terraplanagem, pavimentação e construção de calçadas com acessibilidade.

As calçadas utilizam um sistema de pisos intertravados e possuem uma superfície regular antiderrapante que possibilita a aplicação de piso tátil do mesmo material, auxiliando na locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão.

No Setor Ana Maria, também está sendo concluído um sistema de drenagem para receber a água dos bairros vizinhos utilizando o mesmo sistema de canalização aberta do córrego Neblina com muros de gabiões que irão evitar o assoreamento da bacia hidrográfica.