O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou com sucesso, a segunda cirurgia de cardiopatia congênita em uma bebê de 11 meses, nesta sexta-feira, 30. A partir de agora a unidade passa a ofertar este tipo de procedimento em pacientes com cardiopatias congênitas na Hemodinâmica na unidade. A cirurgia de hoje foi conduzida pelos médicos especialistas de São Paulo, em conjunto com a equipe multiprofissional qualificada do HGP, e a previsão é que se realizem mais cirurgias em quatro crianças, neste fim de semana.
O cirurgião cardiologista, especialista em intervenções em hemodinâmica e cardiopatia congênita, Paulo Correa Calamita, explica que o procedimento dura em média duas a três horas, “A incidência da cardiopatia congênita é de um paciente a cada 100 nascidos vivos. Em dois terços desta patologia, precisam fazer uma correção, realizar o cateterismo, isso é bom, porque a internação é curta, alta médica em 24 horas, após o procedimento. Por meio da tecnologia, realizamos uma pulsão nos vasos da perna ou do pescoço, tornando-a menos invasiva. Os pacientes certamente terão mais qualidade de vida, ganharão peso (ajudará no desenvolvimento)”, afirmou.
“Ela sentia cansaço, dificuldade de ganhar peso, desde que nasceu teve acompanhamento médico e tomava medicação, mas foi necessário a cirurgia. Eu achei muito bom poder realizar o procedimento no HGP, sem precisar sair do Estado. Conversei com o médico e fiquei mais tranquila, senti segurança”, declarou a tia da criança, Ângela Bezerra, que veio de Colinas.
“É uma satisfação para o HGP poder ofertar um serviço que vem auxiliar no tratamento das crianças diagnosticadas com cardiopatias congênitas. Fizemos todos os esforços para beneficiar estes pequenos pacientes”, destacou o diretor administrativo do HGP, João Carlos Dias Medeiros.