Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro

Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Foto: Reprodução

Foto: Reprodução Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro

Palmas inicia nesta semana uma nova fase de flexibilização das atividades comerciais. Segundo a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), a adoção de medidas mais flexíveis tem sido possível graças à transição do quadro da pandemia da fase laranja para a fase amarela. As medidas serão publicadas nesta quarta-feira, 5, no Diário Oficial do Município (Domp).

A principal mudança é quanto à lotação dos estabelecimentos comerciais. O novo decreto vai ampliar a capacidade de 30% para 50%. "Nós pretendemos chegar até o final desta semana à faixa amarela do coronômetro que vai nos dar segurança para implementar as medidas", disse a prefeita.

A Prefeitura de Palmas também vai permitir a reabertura de padarias, lanchonetes, açaiterias, sorveterias e similares das 10h às 20h para consumo no local. Até agora, as padarias só estavam autorizadas para abrir para o café da manhã e os demais estabelecimentos do gênero só estavam autorizados para atendimento em balcão e delivery.

Shoppings

Lojas em shoppings e galerias também poderão funcionar para retirada de compras e pedidos em balcão. Segundo a prefeita, a flexibilização para este setor foi pensada principalmente por causa da proximidade do dia das mães, uma das datas mais lucrativas para o comércio. 

Bares

Os bares permanecerão fechados para receber público, principalmente no período noturno. Cinthia Ribeiro chegou a criticar os vereadores que aprovaram requerimento pela reabertura desse segmento. “Nós não temos uma situação de segurança para reabertura de bares. Ninguém vai para o bar sozinho, nem vai para beber e comer de máscara. Creio que os debates têm que ser medidas mais propositivas e não para aprovar requerimentos sem tomar conhecimento dos dados”, declarou.

A gestão informou ainda que clubes e espaços públicos, como praias e parques, permanecem fechados. A realização de eventos também continua proibida na capital. As igrejas continuam com capacidade de público limitada a 30%