Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, recebeu nessa quarta-feira, 5, os representantes municipais de Ponte Alta do Tocantins e de Itacajá. Os encontros tiveram como propósito discutir ações conjuntas entre o Governo do Estado e os municípios voltadas ao turismo e ao setor cultural do Tocantins, a fim de promover o fortalecimento desses setores nos municípios.

Durante as reuniões, os representantes de Ponte Alta do Tocantins buscaram informações a respeito o andamento dos projetos ligados ao ordenamento turístico, inventário que realizará o levantamento dos atrativos naturais turísticos e culturais do município, além e cursos de qualificação para os operadores de turismo voltados aos guias de turismo e de condutores, além de capacitações na área de gastronomia para um melhor atendimento aos visitantes.

Participaram da reunião os representantes de Ponte Alta, a superintende de Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, a vice-prefeita do município, Juliana Fernandes, acompanhada do secretário municipal de Turismo, João Fernandes Filho, além do presidente da Associação de Guias e Condutores de turismo do município, Mauro Fontoura, e a especialista em turismo e consultora de turismo, Dircivânia Ribeiro.

O presidente da Adetuc, acompanhado da superintendente de Cultura da Adetuc, Lorena Ribeiro, também esteve reunido com a secretária de Turismo, Esporte, Lazer, Cultura e Juventude da cidade de Itacajá, Isadora Correia Costa, e da assessora Elineusa do Nascimento Ramos.

O encontro teve como objetivo solicitar ao governo do Estado apoio cultural para realização dos rituais de iniciação da vida adulta de jovens indígenas e para realização dos jogos tradicionais da aldeia Manoel Alves Pequeno do povo Krhaô, além buscar orientação sobre a elaboração de editais para que a categoria artistas do município tenham acesso aos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc.

O presidente da Adetuc destacou que as visitas dos representantes municipais de Ponte Alta do Tocantins e Itacajá foram muito positivas. “As parcerias entre o governo do Estado e os municípios são de suma importância para fortalecimento da cadeia do turismo e da cultura do nosso Estado. Nesse sentido, os ordenamentos da atividade turística contribuem para a elaboração de políticas públicas que fomentarão o desenvolvimento econômico e social por meio da atividade turísticas e culturais do Tocantins”, considerou o presidente da pasta, Jairo Mariano.