Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

Os jovens de 17 a 29 anos, que querem ser empreendedores, terão a oportunidade de se capacitar de maneira gratuita e on-line, por meio do programa Juventude Empreendedora, lançado nesta quarta-feira, 12, pelo Governo do Tocantins. O programa é uma realização do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Agência de Fomento do Tocantins, da Besouro Agência de Fomento Social e do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O vice-governador Wanderlei Barbosa, que assinou o termo de pactuação representando o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, ressaltou a importância do programa para os jovens tocantinenses. "Projetos como esses retiram os jovens do anonimato e dão a eles oportunidade de terem um futuro melhor, ao mesmo tempo em que, norteiam o futuro do nosso Estado. E, todos os projetos que são benéficos para os jovens têm a atenção do governador Mauro Carlesse e de toda a Gestão", afirmou.

Um piloto do programa já havia sido implantado de forma presencial em 2019 no Tocantins, mas devido às dificuldades impostas pela pandemia, teve que ser remodelado para o formato digital. Para este ano, estão sendo ofertadas 30 mil vagas para jovens de 17 a 29 anos.

O presidente do Conjuve, Marcus Barão, destacou os benefícios da parceria com o Estado. "Os jovens, nesse momento de pandemia, têm sofrido com o desemprego, com dificuldades em se qualificar. Essa parceria com o Governo do Tocantins vai fazer toda a diferença na vida desses jovens, principalmente pela iniciativa, inédita no país, em liberar crédito para esses futuros empreendedores", ponderou.

O secretário-geral do Conjuve, Gustavo Gama, primeiro tocantinense a ocupar o cargo, também ressaltou o empenho da Gestão para a realização do programa no Estado. "Nós só temos a agradecer ao governador Mauro Carlesse por essa sensibilidade e pelo esforço de estar trazendo benefícios para mais de 400 mil jovens tocantinenses, reafirmando o seu compromisso com a agenda da juventude", ressaltou.

Inscrições

As inscrições para o programa poderão ser feitas no site https://www.juventudeempreendedora.com/. As aulas têm início no próximo dia 24 e prosseguem até o dia 28 de maio, com aulas todos os dias, das 19 às 22 horas, por meio do canal da Agência Besouro no youtube.

Incentivos

O Tocantins será o primeiro Estado a liberar linhas de crédito para os jovens que fizerem parte do programa. O anúncio foi feito pela presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha. "A Fomento e o Governador acreditam que esses jovens vão entregar projetos de valor para o Estado. Por isso, liberaremos linhas de créditos com juros baixos, carência e prazos longos para que os novos empreendedores deem prosseguimento nos seus negócios", informou.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, comemorou os benefícios que a vinda do programa para o Estado irá proporcionar aos jovens. "O programa que estamos trazendo para o Tocantins complementa outras ações que já temos ativas no Estado, e a presença da Agência de Fomento neste projeto mostra como essa Gestão tem trabalhado de maneira articulada pensando não só na formação, mas na continuidade do trabalho desses jovens", ressaltou.

Metodologia

O presidente da Agência Besouro, Vinicius Lima, explicou sobre a metodologia que será aplicada no curso. "Estamos trazendo, para este programa, a metodologia by necessity, exclusiva da Agência Besouro, que ensina a transformar uma ideia em negócio com baixo custo e por isso atesto que os jovens tocantinenses têm sim capacidade de serem empreendedores", destacou.

A metodologia by necessity trabalha o empreendedorismo a partir da vivência do aluno, abordando o modelo tradicional de planos de negócios e adaptando para a utilização de pequenos empreendedores, de forma a possibilitar sua execução em até cinco dias.

Sobre o Programa

O programa Juventude Empreendedora foi criado para capacitar os jovens a abrirem seus próprios negócios, estando presente em mais de 20 países e em alguns estados do Brasil, na sua segunda edição. Devido à pandemia do novo Coronavírus, a iniciativa se adaptou para ser implantada na internet, surgindo o Juventude Empreendedora Online, que visa apoiar jovens que precisam abrir um negócio para ter renda própria e também os pequenos e microempreendedores que enfrentam dificuldades para manter o negócio com as portas abertas e lucrando, mesmo em meio à pandemia.

A capacitação é dividida em 11 etapas que abordam finanças, comunicação on-line e off-line, gestão de pessoas, entre outros. Esse projeto também conta com dicas e guias práticos para auxiliar a sobreviver à crise e encontrar uma nova oportunidade de geração de renda em 2021.

Presença

Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Antonio Andrade; o vice-presidente da Associação Tocantinense de Municípios e prefeito de Pequizeiro, Jocélio Nobre, e as deputadas estaduais Luana Ribeiro, Valderez Castelo Branco e Vanda Monteiro.