Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A APA Ilha do Bananal/Cantão possui uma área de 1.678.000 hectares

A APA Ilha do Bananal/Cantão possui uma área de 1.678.000 hectares Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves A APA Ilha do Bananal/Cantão possui uma área de 1.678.000 hectares A APA Ilha do Bananal/Cantão possui uma área de 1.678.000 hectares

Na última sexta-feira, 7, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins a Portaria Nº 77 que designa para compor o Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental Ilha do Bananal/Cantão os prefeitos de Abreulândia, Araguacema, Caseara, Chapada da Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo e Pium, municípios que fazem parte da região da APA.

Atendendo a vontade expressa e o entendimento comum entre os representantes das instituições que compõem o conselho da APA, os prefeitos irão exercer mandato por 02 anos no Conselho para assegurar o caráter participativo para contribuir e apoiar os trabalhos de gestão e consolidação da APA Ilha do Bananal/Cantão.  

Aline Vilarinho é presidente do Conselho Gestor da APA e nos contou que a inclusão dos prefeitos no Conselho foi uma reivindicação dos mesmos para retornar ao mandato das representações que os municípios haviam perdido. De acordo com Vilarinho, entre os anos 2015 e 2018 o Conselho estava com as atividades interrompidas e não se reuniam. Então, em 2018 foi feito uma reunião com a Diretoria de Biodiversidade em Araguacema para a reativação do Conselho e em 2019 foi publicada em Diário Oficial uma nova composição, porém sem a participação dos prefeitos desses nove municípios que compõem a Unidade de Conservação.

Segundo a presidente, o conselho entendeu que a composição feita em 2018 era ilegal: “Quando assumi a supervisão da APA foi feita uma nova reunião do conselho, e os conselheiros de 2015 reivindicaram as cadeiras, eles não estavam na composição de 2019, e por isso foi definido que a reunião (de 2018) e que a publicação da portaria dessa composição (de 2019) não eram Legais. Então retomamos para a composição do conselho anterior, o de 2015”.

Ainda de acordo com Vilarinho, a importância de os prefeitos participarem do Conselho gestor da APA se dá principalmente por ser o Conselho quem aprovará o novo plano de manejo da unidade de conservação, e é de total interesse dos prefeitos participarem da construção e aprovação desse plano que atinge os seus nove municípios da Unidade.

Para o prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem, os gestores são os principais afetados pelo plano de manejo, uma vez que são os responsáveis pelos municípios que estão dentro da Unidade de Conservação. Piagem nos conta que: “O retorno dos prefeitos ao Conselho é muito importante para o desenvolvimento da região, para acharmos juntos uma solução equilibrada entre o meio ambiente, produção e desenvolvimento”. O prefeito garante que a preocupação dos gestores é com o meio ambiente, para se tomar uma decisão mais coerente relacionado a APA. “A preocupação nossa com o meio ambiente é muito séria, pois os nossos municípios abrangem uma grande parcela dessa unidade de conservação e nada mais justo que voltar os prefeitos para as cadeiras” concluiu o prefeito de Marianópolis.

APA Ilha do Bananal/Cantão

A APA Ilha do Bananal/Cantão possui uma área de 1.678.000 hectares, abrangendo os municípios de Abreulândia, Araguacema, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo e Pium. É a maior Unidade de Conservação do Estado do Tocantins e contribui de forma direta para a manutenção da biodiversidade do Parque Estadual do Cantão. A imensa variedade de recursos hídricos e a diversidade de ecossistemas existentes no seu interior faz desta Unidade de Conservação um lugar privilegiado.