Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Está chegando o Circuito Cultural, com o tema "A arte de se reinventar"! Uma iniciativa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), organizado pela Coordenação de Arte e Cultura, que será realizado, virtualmente, nos dias 26, 27 e 28 de maio, através da página do evento: circuitocultural.ifto.edu.br

O evento objetiva realizar ações integradas de Formação e Circulação Artística e Cultural em formato totalmente on-line e gratuito. Durante o Circuito, serão abordados diferentes assuntos como: Economia Criativa, Produção Cultural, Cultura Popular, Culturas Tradicionais do Tocantins, Arte e Tecnologia, dentre outros. Podem participar estudantes e servidores do IFTO e de outras instituições, artistas, produtores culturais, pessoas ligadas à economia criativa e toda a comunidade em geral. 

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, por meio da página do evento. Basta clicar no link "Inscrições", cadastrar os dados pessoais e, posteriormente, selecionar as atividades que deseja participar.

"O Circuito Cultural objetiva fortalecer e estimular a arte e cultura no âmbito do IFTO e da comunidade em geral, fomentando reflexões e debates sobre o fazer artístico, produção cultural e economia criativa, como forma de visualizar  novas possibilidades para quem atua no setor criativo, principalmente, neste momento em que todos nós somos convidados a nos 'reinventar'", afirmou a  coordenadora de Arte e Cultura do IFTO, Anne Raelly. 

Programação

O público terá a oportunidade de prestigiar palestras, apresentações artísticas, oficinas, minicursos, rodas de conversa, exposições de arte e vídeos posters. O evento contará ainda com apresentações artísticas de estudantes do IFTO e de artistas convidados, promovendo assim, o intercâmbio cultural e a valorização das produções artísticas tocantinenses.

No dia 26, a abertura do evento será às 19h, com pronunciamento de autoridades e gestores, apresentações artísticas, vernissage e terá a palestra com o tema Economia Criativa, a ser ministrada pela Dra. Daniele Canedo (UFRB). 

No dia 27, a programação terá início a partir das 14h com mostra artística, minicursos de produção de vídeo, elaboração de projetos culturais, bem como oficinas de música, contação de histórias, marketing digital e, ainda, a roda de conversa sobre Sússia e, por último, a palestra-show com Tambores do Tocantins. 

No dia 28, as atividades também iniciarão às 14h com mais uma mostra artística, minicursos, oficinas de dança e de gravura, bem como, roda de conversa sobre produção cultural na pandemia. Também terá na programação a mostra de projetos culturais de extensão do Edital Bolsa Cultura e, ao final, a palestra show Cancioneiro Popular no Tocantins, com o cantor e compositor Dorivan Borges. 

A programação completa está disponível na página do evento ou, para baixá-la, clique aqui.