Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O projeto “Feira de Cá - Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas”, que já teve o aval de importantes artistas do Estado, como Genésio Tocantins, Dorivã e Braguinha Barroso, tem total aprovação de outros dois medalhões da música no Estado, Lucimar e Everton dos Andes, e do grande compositor Luiz Teixeira. “Feira de Cá...” consiste na realização de quatro (04) shows da artista acompanhada de uma banda nas principais feiras livres da capital e será realizado no primeiro semestre desse ano. 

Para o cantor, compositor e produtor musical Lucimar que - além de ter suas músicas no repertório do Projeto, também assina a direção musical - Keila Lipe é uma intérprete de primeira grandeza no Estado. "A Keila Lipe eu acompanho desde sempre, acho que desde 2003 que acompanho a carreira dela de intérprete. E acho um timbre fantástico, então estou sempre ali tentando me aliar ao seu talento, propondo duetos, compor mesmo, inclusive, e agora então, nesse show ‘Feira de Cá...’, onde eu tenho quatro ou cinco canções, me deixou muito satisfeito porque é de uma representatividade magistral a nossa Keila Lipe", ressaltou o cantor e compositor.

Segundo Everton dos Andes, cantor e compositor e também estudioso da música tocantinense, participar desse projeto como autor é uma enorme alegria. "É com grande satisfação que eu cedo uma canção para essa grande cantora, essa grande intérprete, uma das melhores do Estado do Tocantins, a minha amiga Keila Lipe. E com a grande banda, a equipe técnica que está ao redor dessa grande intérprete, com certeza, esse projeto será um sucesso", afirmou o cantor compositor portuense.

Já para Luiz Teixeira, compositor, e um fã incondicional da cantora, é uma pena o Brasil ainda não ter descoberto a cantora Keila Lipe. "Bom, eu e Keila Lipe nos encontramos numa dessas estradas da vida, na qual, o meu instinto ao escutar as primeiras notas musicais cantadas por ela, já me apaixonei pelo timbre, pelo vigor, pela garra na interpretação, o que já me remetia a Elis Regina, digamos assim. E com seu finado marido Fred, a gente iniciou uma parceria e, desde então, a gente desenvolveu trabalhos muito bonitos, participamos de festivais e a Keila foi a minha grande intérprete. E nós ganhamos prêmios em todos os festivais dos quais participamos. Depois a gente deu um jeito de conseguir colocar ela no Raul Gil (programa de TV aberta), e ela fez uma participação muito bacana. Fizemos uma pequena turnê na França, no Ano do Brasil na França, com um repertório próprio, que está hoje eternizado em um CD. Enfim, a Keila Lipe é uma dessas pessoas especiais que, infelizmente, o Brasil não teve a mesma sorte que eu e não a descobriu. Porque, se o Brasil já a tivesse descoberto, ela estaria hoje no top das grandes cantoras, das grandes intérpretes do Brasil. A Keila Lipe enriqueceu demais o meu trabalho, a pequena projeção que tenho eu devo a ela. Enfim, é uma pessoa que está no meu lado esquerdo do coração", destacou o compositor.

Aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas, órgão da Prefeitura Municipal de Palmas, o projeto prevê a realização de quatro (4) apresentações únicas nas feiras da 304 Sul, 407 Norte, 1.106 Sul e da Feira do Bosque, com um repertório composto por grandes medalhões da música popular do Tocantins, como Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Lucimar, Everton dos Andes, Dorivã e outros. E tem como proposta levar lazer, entretenimento e cultura aos feirantes e aos usuários das feiras populares de Palmas. Devido a pandemia, o Projeto, que já foi adiado outras vezes, será realizado em datas oportunas em junho desse ano. Contando com um figurino exclusivo, a cantora será acompanhada por uma banda completa e os ensaios já estão sendo realizados em um estúdio musical na Capital.

Confira, a seguir, o repertório dos quatro shows: "Bossa para Graciosa", "Camaleão", e "Catiabaião",  todas de Luiz Teixeira; "De Ponta a Cabeça", de Keila Lipe; "Flauta de Taboca", "Senzala", "Cantador de Coração", e "Interior", todas de Lucimar; "Lua da Saudade", "Canto de Arribação", e  "Coco Livre", todas de Genésio Tocantins; "Feira de Cá", de Dorivã, Antonio Roveroni, Paulo Albuquerque, Chico Chokolate e Ronaldo Teixeira; "O Rezadô", de Braguinha Barroso e Pompílio Diniz; "Canções Aladas", de Quésia Carvalho; e "Sussa", de Everton dos Andes. A direção musical é de Lucimar e a produção de Marcelo Sousa.

Keila Lipe

A cantora e intérprete Keila Lipe atua no mercado musical tocantinense há mais de 20 anos com apresentações em shows e premiações em vários festivais. Possui um CD gravado: “keilalipe.com/luizteixeira” de autoria e produção do compositor Luiz Teixeira. Participou de várias coletâneas e projetos com artistas como Lucimar Pereira, Genésio Tocantins, Juraíldes da Cruz, Braguinha Barroso, dentre outros. Com um repertorio eclético, sua prioridade é a MPB e a música regional. Como uma representante legítima da MPB, participou do evento internacional “Ano do Brasil na França”, em Paris, em 2005. Atua na noite palmense cantando nos melhores bares da Capital e em eventos institucionais.

Promic

O Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), fomenta, por meio de edital, projetos artísticos, culturais e de cidadania com recursos financeiros do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas. O Promic tem como objetivo fomentar, incentivar, valorizar, estimular, fortalecer, capacitar e difundir bens e serviços culturais em Palmas, patrocinando por meio de seleção pública, projetos que buscam realizar pesquisas, criação, produção e circulação de trabalhos culturais e artísticos.