Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A população de Araguaína entre 40 e 59 anos que possui algum tipo de comorbidade ou deficiência permanente já poderá receber a vacina contra a covid-19 nessa terça-feira, 25. A primeira dose da vacina será disponibilizada em todas as UBS (unidades básicas de saúde) da cidade que não estão realizando atendimento exclusivo para pacientes com covid-19.

Entre os tipos de comorbidades que se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde repassados ao município estão pessoas com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, cirrose hepática e com doenças neurológicas crônicas, que foi acrescentada recentemente no Plano Nacional de Vacinação.

“Para receber a primeira dose da vacina, o paciente precisa apresentar um laudo ou relatório médico especificando claramente sua comorbidade. No ato da vacinação, será necessário apresentar também, além do laudo médico, RG, CPF e cartão de vacinação”, explicou a diretora de imunização do município, Samilla Braga.

Público-alvo

Além das pessoas entre 40 e 59 anos que possuem algum tipo de comorbidade ou deficiência permanente, também foi incluído no público-alvo para receber a primeira dose da vacina, pacientes imunossuprimidos que tenham idade acima de 18 anos.

Entre os imunossuprimidos estão pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas com HIV, pacientes com doenças reumáticas, que fazem uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias.

São consideradas deficiências permanentes, deficiência visual, motora, deficiência mental, auditiva e deficiência múltipla. Além disso também estão inclusos no grupo a ser imunizado, pessoas com síndrome de Down também com idade acima de 18 anos.

Balanço da vacinação

Até o momento, a Secretaria da Saúde de Araguaína já aplicou 25.790 para a primeira aplicação da vacina contra a covid-19 e 14.811 para a segunda dose. Juntamente com os pacientes com comorbidades ou com deficiências permanentes, a Prefeitura continua imunizando os idosos com mais de 60 anos.

As pessoas que ainda não receberam a segunda dose da vacina Astrazeneca/Fiocruz deverão se dirigir ao Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma na Via lago, nos horários das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas para receber a segunda dose na data marcada em seu cartão de vacinação.