Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Conforme apurado, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), alcançou 61,8 pontos em maio, 5 pontos acima do resultado apurado no mês passado e 20,5 pontos maior que o registrado em maio de 2020. Índice acima da linha divisória dos 50 pontos indica que os empresários estão confiantes para os próximos seis meses. 

"A reabertura das atividades não essenciais e a continuidade da campanha de vacinação podem ter contribuído com as expectativas otimistas e a permanência da confiança dos empresários neste mês de maio”, avalia Gleicilene Bezerra, técnica em pesquisa da Fieto.

O estudo destaca que o crescimento significativo do ICEI, em comparação com o mês de maio do ano passado, ocorreu devido aos primeiros reflexos provocados pela pandemia do novo coronavírus, que acabaram contribuindo para queda na confiança dos empresários naquele período.  

Quanto aos indicadores que compõem o ICEI, o de Condições Atuais passou de 46,7 pontos para 51,9 de abril para maio deste ano, e o de Expectativas apresentou aumento de 4,9 pontos neste mês de maio.  

Os dois indicadores ficaram acima da linha divisória dos 50 pontos, o que indica, na perspectiva dos empresários, que houve uma melhoria nas condições atuais e futuras em relação à economia brasileira, bem como de seus negócios, em comparação com os últimos seis meses. Na análise nacional o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 58,5 pontos em maio. (Fieto)