Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Sagrado Feminino é uma filosofia sutil existente há gerações, mas que há pouco tempo vem se popularizando. Nesta prática, as mulheres estudam um conceito diferente sobre si próprias, que engloba os aspectos emocionais, corpo e psique. O projeto Sagrado Feminino visa proporcionar uma série de atividades que focam na essência feminina, como roda de conversa, palestra e também exposição de artes visuais. 

A primeira palestra acontecerá no dia 2 de junho, às 18h30, nas escadarias do Espaço Cultural de Palmas, ministrada pela terapeuta energéticaRosangela Balthazar, que é também instrutora de yoga, mestre em reiki tibetano e facilitadora de classe de barras e facelitt de access. Mulheres interessadas em participar, devem se inscrever pelo formulário https://forms.gle/CM1T8e7BpEev3yLK7.

A produtora do projeto, Karol Rosa, explica que o objetivo da vivência é proporcionar um resgate da essência feminina. “Representa a conexão da mulher consigo mesma, oferece ensinamentos sobre corpo, emocional e ciclos femininos, e ainda orienta de que forma é possível harmonizá-los com a natureza”, afirma.

Vivência

Uma outra edição será vivência da Roda Sagrado Feminino, no dia 5 de junho, às 17h30, na Praia da Graciosa, também ministrada por Rosangela Balthazar, com um momento de meditação e troca de experiências.Como consequência destas experiências do saber sensível do próprio corpo, será viabilizada uma exposição artística, futuramente. “O projeto entende que a vivência do Sagrado Feminino, ao sensibilizar essas mulheres, é capaz de iniciar o impulso de criação de uma pessoa não artista e catalisar as linguagens artísticas de mulheres artistas com carreiras já consolidadas. Por isso, o foco da vivência neste projeto é despertar a consciência delas para este ser divino que, de fato são, com dois portais no próprio corpo: útero e coração”, explica Karol.

Coletivo

O projeto Sagrado Feminino é fruto de Coletivo, que surgiu no ano de 2020 com um grupo de artistas e arquitetas de Palmas. “Nos juntamos para fortalecer o campo das artes feitas pelas mulheres na cidade de Palmas. Assim trazendo mais viabilidade para as obras e artistas”, declarou. Integram o Coletivo a arquiteta e artista visual e digital Karol Rosa; a desenhista, poeta e cordelista Joilene; a arquiteta e professora universitária Marianna Cardoso;  designer gráfica Camila Caco; e a ilustradora Brumou. “O resultado destes encontros irá condensar as nuances e expressões artísticas de cada uma destas mulheres, tão diferentes e iguais ao mesmo tempo”, conclui Karol Rosa.

Projeto

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.