Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

O primeiro curso do Trabalhador na Piscicultura no município de Guaraí mostrou aos participantes que é possível produzir mais e melhor se algumas técnicas forem adotadas nas rotinas diárias do manejo dos peixes. A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/TO), em parceria com o Sindicato Rural de Guaraí levou conhecimento a trabalhadores e piscicultores da região, que tiveram uma semana intensa de atividades.

Durante o curso os alunos têm a oportunidade de aprender sobre vários cenários da piscicultura, principais espécies cultivadas, características das espécies, escolha do reservatório para a instalação, manejo, monitoramento das águas dos reservatórios, como fazer amostragens biométricas, alimentação, construção de tanques-rede e a comercialização dos peixes. Quem participa do curso também faz a avaliação da aprendizagem e do treinamento recebidos.

Um dos alunos foi o piscicultor Roger Nogueira Ferreira Rocha. Para ele, a realização desse curso vai proporcionar mais profissionalismo às pessoas que trabalham no ramo. “As aulas práticas são fantásticas oferecem oportunidade para o aluno vivenciar de perto as situações que surgem no nosso dia-dia. Esse curso foi de extrema importância aqui no nosso município, só tenho a agradecer ao Senar por nos proporcionar tanto conhecimento e nos incentivar a investir nesse novo ramo”, pontua.

O presidente do Sindicato Rural de Guaraí, Adriano Oliveira Fonseca, também ficou feliz com o resultado do treinamento. Segundo ele, o curso oferece bagagem para quem quer investir mais nessa cadeia produtiva. “É fundamental criarmos mecanismos que garantam maior produtividade e renda aos nossos produtores e trabalhadores rurais, meu intuito com esse curso aqui para nossa região, foi incentivar essa atividade que eu considero muito promissora no nosso município”, comentou.