Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Mateus Oliveira

O paratleta Ilquias Lopes, que vai participar da seletiva que garante vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, participou de um bate-papo com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, nessa terça-feira, 25. O encontro realizado a convite do superintendente de Esportes, Juventude e Lazer, Clay Rios, contou com a presença da presidente do Instituto Reviver, Soraia Maria Tomaz, de apoiadores e colegas de desporto assistidos pelo Instituto, além do secretário de Esportes de Porto Nacional, Diógenes Gonçalves.

No encontro, o velocista falou de quando estudou na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, de Porto Nacional, e destacou a importância da participação nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), e o apoio do Instituto Reviver para seu desenvolvimento.

Ilquias vai disputar a seletiva entre os dias 5 e 12 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. “Participar da seletiva para Tóquio é uma grande oportunidade e eu estou com pensamento positivo, já que estamos treinando com foco, com apoio técnico de professores, e ainda, com incentivo do Governo”.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, pontuou que é importante valorizar os talentos do esporte tocantinense. “É encantador ver o trabalho do Instituto Reviver para a valorização de pessoas com deficiência por meio do esporte, enquanto ferramenta educacional. Exemplos de força de vontade como do nosso paratleta Ilquias inspiram muita gente, dão visibilidade ao trabalho articulado de instituições que precisam do nosso olhar e incentivo. O Governo do Tocantins já está planejando novas parcerias para fomentar ainda mais o esporte no Estado”, ponderou.

A presidente do Instituto, Soraia Maria Tomaz, que apoia o paratleta desde o início, destacou a importância do incentivo. “Com o apoio da Seduc, sem dúvidas, teremos novas possibilidades e outras portas vão se abrir no que tange a oferta, além do resgate de quem ainda não pratica esporte. Quando o atleta se encontra possibilitado de disputar uma modalidade, todo incentivo é importante, já que a vitória do paratleta não é só na pista, mas é uma vitória na vida”, ponderou.

Ilquias, que já disputou os Jogos Parapan-Americanos de Jovens em 2017, tenta pela primeira vez uma vaga nos Jogos Paralímpicos.