Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para tentar amenizar os impactos negativos que os canudos plásticos trazem ao meio ambiente, o vereador José do Lago Folha Filho (Patriota) garantiu na tarde de terça-feira, 25, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Câmara de Palmas, a aprovação de um Projeto de Lei (PL) de sua autoria, que proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico, nos estabelecimentos comerciais de Palmas.

Na oportunidade, o vereador Folha destacou que vê com preocupação o uso indiscriminado dos canudos plásticos e seus efeitos na natureza. "O nosso objetivo é justamente reduzir a quantidade de lixo que se acumula nos aterros sanitários, porque o plástico é um material que leva centenas de anos para se decompor. Penso que se há alternativas menos poluentes, nós precisamos buscá-las”, explicou o parlamentar.

De acordo com o PL, em substituição ao material plástico, os estabelecimentos comerciais poderão fornecer canudos em papel reciclável ou materiais comestíveis, ou até mesmo biodegradáveis, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados, produzidos com materiais semelhantes.

Inimigo do meio ambiente

Popular desde a década de 1960, o “canudinho plástico”, nos últimos anos, vem sendo o tema central de um debate na área do meio ambiente. E não é para menos, afinal, o item tem uma vida útil de poucos minutos, mas pode levar até 500 anos para se decompor, trazendo inúmeros prejuízos à natureza.