Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Polícia Federal

Foto: Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 26, a Operação “Abre-te Sésamo” visando o cumprimento de mandados de busca e apreensão, prisões e sequestro de bens contra organização criminosa voltada a fraudar vínculos trabalhistas em empresas fictícias e após forjar requerimentos do seguro-desemprego em Palmas/TO.

Aproximadamente 26 (vinte e seis) Policiais Federais cumprem oito mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, um de prisão temporária e ainda medidas de sequestro de bens e valores, na cidade de Palmas/TO, todos expedidos pela 4a Vara Federal de Palmas/TO.

Segundo o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária e Trabalhista no Tocantins – NUINT, foram identificados centenas de parcelas do seguro-desemprego pagas de forma indevida, gerando um prejuízo de quase R$ 600 mil reais aos cofres públicos.

Com a medida pretende-se identificar todas as pessoas que tiveram envolvimento nas fraudes e outras pessoas jurídicas que possam ter sido utilizadas indevidamente para criação de vínculos trabalhistas, com o objetivo de fraudar o benefício.

Agora os esforços da Polícia Federal serão concentrados na análise dos materiais apreendidos e análise das movimentações bancárias dos envolvidos. Os bens sequestrados dos membros da organização serão destinados a ressarcir o erário público.

Os envolvidos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de Estelionato Majorado, Falsidade Ideológica e Organização Criminosa, cujas penas somadas podem chegar a vinte anos de reclusão.

“Abre-te Sésamo” é uma expressão lúdica da história de "Ali Babá e os Quarenta Ladrões" utilizada como código para a abertura de uma caverna na qual quarenta ladrões escondem um tesouro.

Destaca-se que em razão da atual crise de saúde pública, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.