Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 26, a convocação do governador Mauro Carlesse (PSL) para prestar depoimento à CPI da Pandemia. A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) informou que o governador "está tranquilo e não vê nenhum obstáculo nessa convocação".

Ainda não há data marcada para o depoimento de Carlesse no plenário da CPI. O requerimento para que os parlamentares ouçam o governador foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE).

Carlesse deverá ser questionado a respeito da destinação de recursos federais no combate à covid-19 no Tocantins, especialmente detalhes a respeito da Operação Personale, realizada pela Polícia Federal no ano passado e que investigou superfaturamento em contratos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para compra de máscaras de proteção.

Para o senador Alessandro Vieira, a presença de Carlesse na CPI é necessária para “para que seja possível esclarecer os fatos associados aos supostos contratos de superfaturamento para aquisição de máscaras de proteção facial, objetos da Operação Personale, da Polícia Federal”.

Além de Mauro Carlesse, os senadores também aprovaram a convocação dos governadores Antônio Denarium (RR); Carlos Moisés (SC); Helder Barbalho (PA); Ibaneis Rocha (DF); Marcos Rocha (RO); Waldez Goés (AP); Wellington Dias (PI) e Wilson Lima (AM).

Também serão convocados a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, e o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.