Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A viagem, que rendeu mais de 2000 km, permitiu que os gestores da UnirG conhecessem sete cidades do Tocantins, com intuito de analisar os pedidos dos Municípios, a possível expansão da Instituição. As visitas ocorreram durante a última semana, entre os dias 17 e 20, e os representantes estiveram em Araguatins, Araguacema, Augustinópolis, Caseara, Colinas do Tocantins, Pium e Palmas.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, e a Reitora da Universidade de Gurupi, Drª Sara Falcão, foram acompanhados do Diretor Financeiro, Oximano Jorge, e do Engenheiro Civil, Elizaldo Coelho Filho. O objetivo da equipe foi de realizar uma visita técnica para vistoriar in loco os prédios e conhecer as regiões, visando a possibilidade da instalação da Instituição nos Municípios.

De acordo com a reitora, a intenção é instalar nos locais, os cursos que são viáveis para a região. Houve o interesse dos municípios que procuraram a UnirG para implantação nas cidades, alguns dos cursos solicitados são novos, e um dos critérios principais que a UnirG exige é um estudo de viabilidade.

“Os cursos a serem instalados em cada cidade serão definidos após um estudo de viabilidade, a partir das necessidades de cada região e da estrutura disponível em cada localidade. A intenção é que a Instituição possa contribuir com o desenvolvimento dos municípios do Tocantins, sempre a partir das demandas e das vocações regionais”, disse a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão.

Segundo Thiago Miranda, a viagem foi muito proveitosa com o objetivo de responder às solicitações dos Municípios. “Existe uma contrapartida que é o estudo dirigido pela UnirG, mas aplicado pela Prefeitura não somente na cidade, mas em toda a região, que analisa quais cursos são viáveis. Em alguns dos municípios identificamos a necessidade de um curso novo, que ainda não ofertamos. Outra exigência nossa é para que eles nos cedam as instalações”.

Miranda destacou ainda que o interesse dos Municípios pela UnirG é devido ela ser uma Instituição pública. “Eles reconhecem a oferta da nossa qualidade de ensino com a mensalidade de valor acessível. Essa visita nos ajudou a verificar pessoalmente o que devemos recomendar para nossa adaptação. Os moradores foram muito receptivos conosco e nos alegramos em receber esse retorno da comunidade”.

A expansão

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o Deputado Estadual, Carlos Gaguim e o Deputado Estadual, Amélio Cayres, e o Deputado Estadual Eduardo do Dertins também estiveram com a equipe da UnirG na região do Bico do Papagaio e em Colinas do Tocantins. Juntos eles querem atrair recursos para instalar a Instituição na região norte do Estado.

“Eles nos acompanharam na visita, com o comprometimento de levar emendas parlamentares para a região, no sentido de contribuir com as reformas dos prédios para fazer as readequações necessárias. Todos os Municípios têm prédios bons, com apenas algumas reformas possibilitará abrigar nossa Instituição”, afirmou o presidente da Fundação, Thiago Miranda.

Para a Prefeita Josi Nunes, esse é um momento muito importante para a UnirG que possibilitará a expansão. “Isso se deve às conquistas da Instituição que iniciou como Faculdade, depois Centro Universitário e se transformou em Universidade, dando a ela autonomia para expandir para todo o Tocantins. É um avanço muito grande que possibilitará a Instituição levar conhecimento, prática de ensino, experiência envolvida ao longo desses 36 anos para outros lugares”, disse.

“A Instituição é confiável, respeitada e de credibilidade não só no Tocantins como em todo Brasil. Ela tem uma característica diferente, é pública, mas cobra mensalidade com valores acessíveis, por não visar lucro. Com essa consolidação, nada melhor para Gurupi do que levar para outros cantos do Estado um pedaço da nossa história. A UnirG estará compartilhando toda sua expertise para outros lugares, e esse é o objetivo do processo educacional, socializar o saber para outras realidades. Teremos outros pólos, mas sua sede sempre pertencerá a nossa cidade”, finalizou Josi Nunes.

A visita em Augustinópolis foi apenas de cortesia à cidade com intenção de conhecer o polo da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins, a convite do reitor Augusto Rezende. Já na capital Palmas, a análise da equipe foi pelo interesse da Instituição em instalar-se no local, sem a solicitação do Município.