Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Já na Rússia, Gustavo Gama, secretário-geral do Conselho Nacional de Juventude irá participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), que inicia nesta terça-feira, 2, e segue até 5 de junho. O evento único é voltado à economia e aos negócios e é realizado anualmente desde 1997. Durante o Fórum, os temas são tradicionalmente dedicados às questões de economia russa e global, pautas sociais e sobre o desenvolvimento de tecnologia.

Para Gustavo Gama a maior missão na Rússia é firmar novas parcerias diplomáticas focadas na geração de emprego e renda. “Estamos representando oficialmente o Conselho Nacional da Juventude do Brasil no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, um dos maiores do mundo, que tem como foco discutir a geração de emprego e renda. Temos propostas relevantes na temática e muitas outras para aprender com as iniciativas da Ásia, que podem ser aplicadas no Brasil e somadas as nossas”, pontuou.

O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo é uma ferramenta eficaz para a discussão e busca de respostas e soluções para questões urgentes em uma ampla variedade de áreas. O número de participantes e o interesse de representantes de comunidades empresariais, líderes de organizações internacionais, altos cargos oficiais, especialistas, cientistas e jornalistas quanto ao SPIEF aumentam a cada ano.

Em 2019, o Fórum contou com a presença de mais de 19 mil participantes de 145 países do mundo. Andorra, Antígua e Barbuda, Côte d’Ivoire (Costa do Marfim), Lesoto, Nepal, Níger, San Marino, Somália e Eswatini participaram pela primeira vez do evento. A São Petersburgo chegaram estadistas e políticos de 110 países do mundo, representantes da comunidade de negócios de mais de 3,5 mil empresas nacionais e estrangeiras, líderes de mais de 570 empresas estrangeiras e 1,8 mil companhias russas.

As delegações empresariais mais numerosas foram a da China (com 1,1 mil participantes), EUA (542), Alemanha (334), Grã-Bretanha (312), França (249), Japão (219), Suíça (190), Itália (160) e Holanda (106).

O evento é organizado em consonância com medidas de segurança para prevenir a propagação da pandemia elaboradas pelo comitê dos organizadores, que tiveram em conta os requisitos preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobre o Conjuve

Criado em 2005 pela Lei 11.129, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) tem a função de fomentar estudos sobre a juventude brasileira, promover intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais e criar e propor diretrizes para ação governamental voltada à promoção de políticas públicas destinada ao público jovem.

O conselho é formado por 60 membros ao todo – sendo 2/3 representantes da sociedade civil e 1/3 do poder público – eleitos de forma direta e que possuem um mandato de dois anos. A presidência e a vice-presidência são alternadas, a cada dois anos, entre membros da sociedade civil e do poder público.

A Lei 11.129 cria também a Secretaria Nacional de Juventude – que integra programas e ações do governo federal e é uma representação do público jovem junto a ele – e institui Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) – que atende jovens de 18 a 24 anos e tem por objetivo "executar ações integradas que propiciem aos jovens brasileiros reintegração ao processo educacional, qualificação profissional em nível de formação inicial e desenvolvimento humano".