Cerca de 28 mil candidatos compareceram aos locais de provas do concurso para provimento de mil vagas para a Polícia Militar do Tocantins nesse domingo, 6. O certame ocorreu sem nenhuma intercorrência e obedecendo a todos os protocolos de segurança em saúde necessários em tempos de pandemia, o que para o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, demonstra a lisura do concurso e a seriedade e o comprometimento da gestão em garantir mais segurança à população.
“Desde que assumimos o governo temos o compromisso de fortalecer as Forças de Segurança e proporcionar um ambiente mais seguro para a população em todos os 139 municípios. Enquadramos o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal, o que viabilizou a realização desse concurso e vai nos dar a segurança para nomear os aprovados. É assim que trabalhamos, com uma gestão voltada para melhorar a vida dos tocantinenses. E esses novos policiais vão garantir mais segurança para o nosso povo”, destaca o governador.
Ao todo foram 163 locais de provas distribuídos em 20 cidades. Em todos esses locais foram seguidas as recomendações para garantir um ambiente seguro contra a Covid-19, com distanciamento entre os candidatos, lotação máxima de 50% da capacidade de cada sala e disponibilização de álcool em gel.
“Seguimos à risca todas as orientações das autoridades em saúde no sentido de ter ambientes seguros para a realização das provas e tudo ocorreu dentro da normalidade, sem ocorrências registradas pela polícia, o que me deixa feliz, em saber que o concurso da PM veio para resgatar a credibilidade em concursos realizados pela Gestão Estadual”, complementa.
O Chefe do Executivo Estadual lembra que em breve serão realizados os concursos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. “Teremos novos policiais em todos os 139 municípios, garantindo a segurança da população. A finalidade desses concursos é exatamente essa, levar mais segurança e, principalmente, fortalecer todas as corporações que fazem um trabalho extraordinário em prol desse Estado”, finaliza o Governador.
O Concurso
O concurso da Polícia Militar do Tocantins oferece mil vagas para soldados, sendo 950 para o quadro de praças, 25 destinadas ao quadro de músicos e outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal.
De acordo com o cronograma de datas prováveis do concurso, a divulgação do gabarito oficial preliminar da prova objetiva e o padrão preliminar de respostas da prova de redação devem ser divulgados no dia 8 de junho a partir das 19 horas. O candidato que tiver interesse na interposição de recursos poderá fazer no prazo do dia 9 e 10 de junho. A divulgação do edital de resultado final na prova objetiva e de resultado provisório na prova de redação ocorrerá no dia 29 de junho.