Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Prêmio Poesia e Movimento consagrou como vencedores estudantes de escolas públicas de Palmas e Araguaína. A cerimônia de premiação aconteceu na noite da última quinta-feira, 3, em modalidade remota, com um sarau virtual com a participação de todos os finalistas, escritores e artistas locais. O Prêmio é parte do projeto Literatura e Expressão: A Poesia em Movimento”, de A Barraca Cia de Artes, com coordenação e produção da arte-educadora Magna Carneiro. 

Aluna da 3ª série do Ensino Médio, Letícia Silva Lima foi vencedora do concurso com o poema “As Mazelas e o Pré-Modernismo”. Em 2º lugar classificou-se Luan Rodrigues Alves, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Tiradentes, de Palmas, com o conto “O Freezer e o Docinho”. E em 3º lugar, o estudante do Colégio Militar Unidade II Pedro Rodrigues Ferreira Neto com “O Rei e o Peão”.  

O Prêmio recebeu o total de 52 inscrições e foi exclusivo para estudantes de escolas públicas do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas do Tocantins. Além da roda de conversa, os finalistas tiveram os seus textos literários publicados em um e-book (https://online.fliphtml5.com/epoxz/rrzd/) e os três primeiros colocados receberam prêmios, sendo um tablet (1º), uma caixa de som JBL (2º) e fone de ouvido sem fio com tecnologia Bluetooth (3º). 

Sarau

Na programação da roda de conversa em Sarau Virtual, as atrizes da Companhia A Barraca interpretaram, ao vivo, os dez textos literários finalistas do concurso. Já os poetas Josafá Miranda e Osmar Casagrande, curadores do concurso e membros da Academia Palmense de Letras (APL), a escritora Mary Sônia Valadares, presidente da Academia Tocantinense de Letras (ATL), e a professora pós-doutora em teorias da literatura e do teatro, Roseli Bodnar, participaram de um bate-papo interativo com os finalistas.  Toda a programação da Live contou com tradução em Libras.

A Live segue disponível no canal do Youtube de A Barraca Cia de Artes e o e-book também já está disponível nas redes sociais da Companhia(Instagram: @abarracacia e Facebook A Barraca Cia de Artes). 

Projeto

O projeto Literatura e Expressão: A Poesia em Movimento” é patrocinado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.  São apoiadores a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Academia Palmense de Letras (APL) e Academia Tocantinense de Letras (ATL). 

Prêmio Poesia em Movimento

1º lugar: Leticia Silva Lima - As Mazelas e o Pré-Modernismo

2º lugar: Luan Rodrigues Alves - O Freezer e o Docinho

4º lugar: Pedro Rodrigues Ferreira Neto - O Rei e o Peão