Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana Ox

Foto: Flaviana Ox

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Poesia em Movimento. Realizado por A Barraca Cia de Artes, com coordenação da arte-educadora Magna Carneiro, o concurso literário vai premiar estudantes de escolas públicas de todas as regiões do Tocantins. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de maio. O edital e formulário podem ser preenchidos pelo link https://forms.gle/tGn8EgK1T2BFyMkY7, disponível nas redes sociais da Companhia (Facebook: A Barraca Cia de Artes e Instagram: @abarracacia). Outras informações podem ser solicitadas pelo email pc.abarraca@gmail.com.

Podem participar alunos a partir do 9° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas. Serão aceitos poemas, crônicas e poesias inéditas, apenas autorais ou releituras de autores tocantinenses escritos em língua portuguesa, em qualquer categoria literária. Realizado em parceria com a Academia Tocantinense de Letras (ATL) e Academia Palmense de Letras (APL), o concurso literário tem o objetivo de incentivar a formação de novos escritores e descobrir novos talentos para a literatura regional.

As dez poesias finalistas irão compor um e-book e os autores participam de uma oficina artística-literária com os escritores e artistas locais em webconferência que será realizada no dia 3 de junho de 2021. Os três primeiros colocados ainda serão premiados com tablet (1º), caixa de som JBL (2º) e fone de ouvido sem fio com tecnologia Bluetooth (3º).

Poesia em Movimento

O projeto é patrocinado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura. Proponente do projeto, a atriz, arte-educadora e escritora Magna Carneiro conta que a proposta é também de despertar o interesse pela Literatura, principalmente na juventude. “Na minha vivência em sala de aula, conheci muitos estudantes que tinham o dom para a poesia, mas não tinham um incentivo para desenvolver aquele talento nato. Então, criamos esse projeto para descobrir e despertar os novos talentos que temos no campo da Literatura de Norte a Sul do Estado”, explica  Magna.