Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com apoio do governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), estão abertas, até o dia 15 de junho de 2021, as inscrições para o Toca FM- Festival de Mulheres do Tocantins. O evento é originalmente o primeiro festival musical feito para as mulheres residentes no Tocantins.

O Projeto do Festival de Mulheres do Tocantins, tem como objetivo enaltecer o protagonismo de mulheres tanto na música como na produção cultural, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por elas e legitimando seu espaço no cenário Tocantinense.

De acordo com informações da organização do evento, as inscrições das compositoras são divididas em duas categorias, sendo de compositora iniciantes que ainda não possuem um portfólio artístico, uma carreira profissional, mas produzem músicas autorais no mercado Independente; e a outra de Artistas compositora profissional, que possuem portfólio e já se apresentaram em grandes palcos, festivais e tenham suas obras gravadas ou registradas e reconhecidas pela imprensa

Para inscrição, é necessário  realizar o preenchimento completo do formulário de inscrição, disponível no Instagram do Festival, escolher três músicas exclusivamente autorais e enviar mediante plataformas digitais tais como: Soundcloud, MySpace, Spotify, Youtube e semelhantes ou links disponibilizados em Drive, acompanhados de release, biografia ou portfólio.

Poderão se inscrever compositoras de qualquer estilo musical que residam no Estado. O resultado da seleção será divulgado através das redes sociais a partir do dia 01 de julho de 2021. Serão selecionadas cinco artistas que receberão o cachê artístico no valor de R$ 1.500,00. Este ano, o festival acontece de 04 a 07 de setembro com oficinas e shows no canal do Youtube.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto é de suma importância para as mulheres artistas do Tocantins.  “O Festival de Mulheres do Tocantins enobrece as mulheres que, por meio da arte musical, garantem seu espaço no meio artístico tocantinense, além de contribuir para revelar novos talentos e prestigiar as que já desenvolvem um trabalho musical no Estado”, considera o presidente.

O Projeto Toca FM

Festival de Mulheres do Tocantins foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.