Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Contemplado pela Lei Aldir Blanc em 2020, acontece neste fim de semana (11 e 12 de junho) o I Festival da Tradição Paraense no Tocantins, uma oportunidade de divulgar a culinária e a tradição cultural do Estado do Pará, com comidas típicas, danças e músicas tradicionais, além de possibilitar o intercâmbio com outras culturas, tendo em vista que na cidade de Palmas há pluralismo cultural com a miscigenação de diversas populações de outros estados brasileiros que se encontram no Tocantins. 

O Festival será realizado no Ponto do Pará, localizado na Praça dos Girassóis, um ponto de encontro dos paraenses residentes em Palmas, o evento será realizado nos dias 11 a 12 junho, em formato de live artística no canal do Youtube do festival e de forma física na opção delivery.

O projeto é idealizado pelo produtor cultural, mestre tradicional conhecido como Neco (Francisco Vanderlir), que se inspirou na culinária paraense atendendo e servindo às pessoas que frequentam o tradicional Ponto do Pará (Praça dos Girassóis) em busca da culinária tradicional paraense. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Ponto do Pará

Quem gosta de tacacá, ou maniçoba, ou vatapá, ou aquele açaí com charque é só chegar na Praça dos Girassóis de quarta a domingo que irá encontrar tudo isso no Ponto do Pará. O Espaço é organizado pelo produtor cultural e mestre tradicional conhecido como Neco (Francisco Vanderlir Borges da Silva), que atende, serve e promove a cultura e culinária paraense às pessoas que frequentam o tradicional Ponto do Pará em busca dos temperos tradicionais marajoaras.

Seu trabalho artístico tem agradado há muita gente, no que se refere ao serviço em preparação de alimentos, com domínio em diversas comidas típicas paraense. Neco atua no ramo da culinária e cultura paraense desde 1998, ainda em Belém (PA), até o ano de 2013. Atualmente Neco e a família trabalham realizando preparação de comidas típicas do Pará no Tocantins desde 2016 no atendimento no Quiosque Ponto do Pará localizado na Praça dos Girassóis.

Trajetória

Em 2016, o paraense Francisco Vanderlir Borges da Silva, residente em Palmas desde 2000, ganhou a concessão do quiosque bem no centro da Praça dos Girassóis, desde então passou a cozinhar e passou a transformar em um ponto de encontro da comunidade paraense em Palmas.

Seu grande desejo é transformar o ponto em uma Associação Paraense de Palmas com o intuito de realização de eventos culturais e a ampliação do cardápio oferecido no quiosque. Vanderlir atende de quarta a domingo tendo em seu cardápio vários prantos paraenses como: camarão, unha de caranguejo, porção de charque, vatapá, maniçoba, pato no tucupi, tapioca, açaí e sucos naturais: cupuaçu, bacuri e graviola.

As atrações culinárias

O festival tem grandes atrações como dança, música e comidas típicas:  arroz paraense, tacacá, vatapá, açaí, maniçoba, pirarucu, pato no tucupi, peixe frito com açaí, camarão empanado, unha de caranguejo, porção de charque, porção de camarão e os tradicionais sucos: cupuaçu, bacuri, graviola e murici.

Atrações artísticas

A Festival conta com a participação de vários artistas como: Dorivã Borges, Grupo Samba Mais, dançarinos de Carimbó (selecionados pelo festival), a Chef Ruth Almeidae a atriz Ana KamilaCastanô. O Fetsival ainda contará com várias participações online de artistas paraenses como os músicos Nilson Chaves, Wanderley Andradee Valmir Borges.

A transmissão acontece online dia 11 no canal do Youtube do Festival Ponto do Pará